Com média de 5 mil pessoas por semana, parque abriga 110 espécies de animais de todo o mundo. Inovações, como o espaço de imersão, permitem aos goianienses experiência única de conhecimento e amor à natureza
O Parque Zoológico de Goiânia recebe toda semana uma média de 5 mil visitantes, entre adultos e crianças. Inaugurado em 1956, a unidade abriga 110 espécies de animais de todo o mundo, despertando fascínio e curiosidade em gerações de goianienses. A Prefeitura de Goiânia investe na ampliação e modernização da infraestrutura, melhorando a acessibilidade e a interatividade com o público.
Entre todas as espécies, os grandes felinos são os animais preferidos das crianças. Pedro Ferreira, de 8 anos, esteve no Zoológico acompanhado de sua mãe, Luziânia Ferreira, de 30 anos, pela segunda vez em dois anos. As onças estão entre os preferidos da criança. “Eu gosto do som que os animais fazem”, diz, abrindo um sorriso.
Para garantir mais conforto para os grandes felinos, foi construído um acesso entre os espaços, ampliando para 300 metros quadrados a área em que os animais podem circular.
Outra área que atrai muita atenção é o espaço de imersão, onde os visitantes podem entrar em contato direto com os animais no período matutino, das 10h às 11h, e no período vespertino, das 15h às 16h, de quarta-feira a domingo. O horário restrito visa evitar que os animais se estressem. No local, é possível conhecer pavões, araras híbridas e tartarugas. A iniciativa foi implantada durante a gestão do prefeito Rogério.
“É como se você conhecesse a casa de um animal por dentro. Lá, você tem um contato bem direto com os animais que fazem parte daquele espaço, uma aventura”, pontua Allan Vallio, biólogo do parque há 15 anos.
A equipe que cuida de toda a estrutura é extensa. São em torno 130 servidores, dentre biólogos, veterinários, tratadores, estagiários, além de servidores da Comurg, que ajudam na limpeza das dependências.
“Nossa rotina começa bem cedo por aqui, por volta das 6h. Existem animais que se alimentam só na parte da manhã, outros só na parte da tarde, alguns uma só refeição e outros, três refeições no dia. Alguns casos, como a das cobras, 2 vezes ao mês. A escala de trabalho na parte da alimentação é seguida à risca, bem como a tabela e a composição nutritiva calibrada para cada animal. Isso todos os dias, de segunda a domingo e feriados. Aqui internamente não para”, explica Diogo Amaral, biólogo do parque há 11 anos.
Conforto e Lazer
Douglas Santos, de 30 anos, pai da Angélica Santos, de 1 ano, afirma que vai ao parque não só para conhecer os animais, mas pelo conforto e tranquilidade do Zoológico. “Angélica gosta dos barulhos das araras e das diversas aves que há no parque, uma orquestra musical linda de se ouvir”, destaca.
Na gestão do prefeito Rogério foram realizados investimentos para aumentar o conforto dos visitantes do Parque Zoológico, como instalação de meios de acessibilidade na portaria e nos banheiros. O Zoológico abre de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h, sendo que a bilheteria fecha às 16h. Os ingressos são no valor de R$ 5 para adultos. Menores de 5 anos têm direito a entrada gratuita.
Fotos: Fábio Ramos