A série “Bebê Rena” (Baby Reindeer), que conquistou um lugar entre as mais assistidas da Netflix desde sua estreia em 11 de abril, se baseia em eventos reais vividos por Richard Gadd, criador, roteirista, produtor e protagonista da produção.
Embora a série apresente a mensagem “inspirada por eventos reais” a cada episódio, Gadd revela que a trama não é uma reprodução fiel do que aconteceu com ele, mas sim uma combinação de diversas situações reais vividas por ele e pessoas próximas, entrelaçadas na narrativa.
“O esqueleto da história é absolutamente verdadeiro”, afirma Gadd ao The Guardian. No entanto, ele admite que a realidade não foi tão “mórbidamente emocionante” quanto na série: “Os sentimentos predominantes quando se é perseguido são de tédio e frustração constantes. Eu não queria que o público se sentisse assim”, declara.
Em entrevista à Variety, Gadd também ressalta a preocupação em proteger os envolvidos na história, evitando expor detalhes íntimos: “É tudo 100% verdadeiro emocionalmente, se é que isso faz sentido. Tudo foi inspirado em casos que aconteceram comigo e com pessoas reais que conheci. Mas é claro que a verdade absoluta não pode ser retratada, tanto por razões legais quanto artísticas”, explica.
“Há questões de proteção, você não pode simplesmente copiar a vida e o nome de alguém e colocá-los na TV. E, obviamente, estávamos cientes de que alguns personagens são pessoas vulneráveis, então não queremos tornar a vida delas ainda mais difícil. É preciso fazer mudanças para se proteger e proteger os outros”, complementa Gadd.
Recentemente, Gadd solicitou aos fãs que evitem especular sobre as identidades reais dos personagens. “Pessoas que amo, com quem trabalhei e admiro (incluindo Sean Foley) estão sendo injustamente envolvidas em especulações”, inicia o ator. “Por favor, não especulem sobre quem as pessoas na vida real podem ser. Esse não é o objetivo da série. Muito amor, Richard”, finaliza.
Jessica Gunning, intérprete da stalker Martha, também se manifestou sobre o assunto: “É triste que as pessoas estejam brincando de detetive” para tentar descobrir quem inspirou Bebê Rena. “Se você gosta da série e é fã, deveria entender que a história de Martha e Donny é o que te conecta à produção, e não tentar fazer um trabalho de detetive para descobrir as identidades reais dos personagens”, declara ao programa The Edit da BBC. “Eu acho que é triste e peço que, por favor, reassistam à série e vejam que esse não é o objetivo dela de forma alguma.”
Assista ao trailer de Bebê Rena: