A 15ª edição do FESTin, o maior festival de cinema dedicado a filmes em língua portuguesa, acontece entre os dias 2 e 12 de maio em Lisboa. O evento, que se consolida como referência para a lusofonia, contará com uma forte presença brasileira, com 38 produções entre longas, documentários e curtas-metragens.

Entre os destaques da seleção brasileira estão “Mamonas Assassinas: O Filme”, “Mussum: O Filmis”, “Mais Pesado é o Céu”, “Nada Será Como Antes: A Música do Clube da Esquina” e “As Polacas”. A programação também inclui longas de outros países lusófonos, como “Na Mata dos Medos” (Portugal), “Porto Príncipe” (Brasil/Haiti) e “A Luta de Nzinga” (Brasil/São Tomé e Príncipe).

“O FESTin se tornou um festival moderno, que acompanha as tendências do audiovisual e promove o debate”, afirma Adriana Niemeyer, diretora do evento. “Além disso, estamos expandindo nosso alcance para o mundo digital e conectando cineastas, artistas e entusiastas do cinema em todos os países de língua portuguesa, celebrando a diversidade cultural.”

Competições e mostras

O festival conta com competições de longas e curtas-metragens, além de documentários. A seleção de longas inclui 10 filmes, com destaque para a produção brasileira “Mais Pesado é o Céu”, que explora a temática da violência no Rio de Janeiro. Já a competição de curtas reúne 14 obras, entre elas “Rubicão”, uma coprodução luso-brasileira, e “Bodas de Ouro”, filme brasileiro que retrata a relação de um casal de idosos.

A programação também inclui mostras especiais, como a “Mostra Brasil”, que apresenta um panorama da produção cinematográfica brasileira recente, com filmes como “Mamonas Assassinas: O Filme” e “Mussum: O Filmis”. Já a “Mostra Os Diferentes Sotaques da Lusofonia” reúne obras de diversos países lusófonos, como “O Afinador de Silêncios” (Portugal), “As Caçadoras” (Angola) e “Big Bang” (Brasil)