Aumento na busca por estágios. Segundo projeção do Ciee, para o ano de 2024, a expectativa é de que a oferta de oportunidades cresça em 25% em todo o país
Para o ano de 2024, segundo projeção do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), o número de vagas de estágio oferecidas pelas empresas terá um incremento de 25% em todo País. O Estado de Goiás está entre as regiões com maior número de vagas oferecidas em geral, se comparado com outros estados, e entre as áreas com maior oferta de vagas está a Engenharia Civil, conforme o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-GO).
A notícia é comemorada por milhares de estudantes secundaristas e universitários que estão em busca de oportunidades de estágio, que surgem em maior número nessa época de fim e começo de ano. Segundo a psicóloga e coordenadora de Atração de Talentos, Clara Bicalho, o estágio é uma das mais importantes portas de entrada para o mercado de trabalho.
Ela conta que a construtora, do grupo em que trabalha MRV&CO, tem um sólido programa de desenvolvimento para os 465 estagiários da área de Produção. O Programa Jovens talentos, tem como objetivo desenvolver esses estagiários, por meio de treinamentos periódicos, com cases e conteúdo, tanto técnicos, quanto comportamentais. No fim do programa de estágio, que pode durar até dois anos, os participantes ainda têm a possibilidade de serem contratados dentro da companhia. “Entendemos o estágio como uma extensão do período acadêmico, em que o aluno sai da teoria e vem para a prática, gerando amadurecimento, ampliação da sua visão, preparando-se para assumir as responsabilidades do dia a dia do trabalho”, destaca a coordenadora.
Clara conta que, somente para a região Centro-Oeste, neste ano, a MRV abriu cerca de 70 vagas para estudantes de engenharia civil. Só em Goiás, foram aproximadamente 30 vagas preenchidas durante o ano de 2023 em três cidades, sendo: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Ela adianta que a companhia já está com duas vagas abertas para atuação em Goiânia e com uma novidade, estudantes de arquitetura e urbanismo também podem se candidatar. Interessados, que estejam cursando entre o 4º e 7º semestre de Engenharia Civil ou Arquitetura, devem fazer inscrição pelo link: https://vagas-mrveco.gupy.io/jobs/5746731?jobBoardSource=gupy_public_page. Segundo ela, mais da metade dos estagiários permanecem na empresa, sendo efetivados e promovidos. “Se um estudante está em busca de um estágio, a minha dica é ter postura de ser o protagonista da sua carreira e a buscar o aprendizado constantemente”, aconselha a especialista.
Um bom início
Um exemplo de quem entrou no mercado de trabalho pela porta do estágio e hoje comemora uma carreira de 25 anos na mesma empresa é o engenheiro civil e de segurança do trabalho, Antônio Caio Mendes Ribeiro, atual gestor de obras na MRV, responsável pelas obras nos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Hoje, sob sua coordenação, estão cerca de 420 colaboradores diretos e em torno de 600 indiretos, que atuam nas obras por meio de empresas parceiras.
Antônio Caio iniciou sua jornada profissional em meados de 1997, quando ainda cursava a Universidade de Engenharia em Uberaba-MG. Após ter realizado alguns estágios rápidos em empresas menores, soube que a MRV estava em busca de estagiários por meio de contato com a Universidade de Uberaba. Ele se candidatou e foi selecionado, permanecendo por dois anos até ser efetivado.
Os desafios foram muitos, mas com sua determinação e dedicação, ele superou e hoje é quem abre oportunidades para outros ingressarem na área. “Além dos processos construtivos, existem procedimentos de conferências, medições, planilhas, preenchimento de documentos e outras atividades, o que me auxiliou muito no aprendizado de todos os processos da empresa e das diversas áreas técnicas pela qual a obra passava. A minha atividade diária era bem intensa, mas fui persistente, concluí minha graduação simultaneamente e fui efetivado”, relembra o gestor de obras, que hoje se considera realizado profissionalmente, porém sempre em busca de crescimento e novos desafios.
Segundo ele, o estágio foi um divisor de águas em sua trajetória e carreira. Hoje ele orienta os novos profissionais que também desejem realizar bons estágios e até serem efetivados. O segredo é: dedicação. Muita dedicação e força de vontade em aprender. “Se prepare, aprenda, dedique, faça mais que o básico, pois certamente será reconhecido e terá as suas oportunidades, naturalmente”, reforça o profissional.