Cantora diz que frase “Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas” foi tirada do contexto e que sua intenção era mostrar a realidade da favela
Ludmilla se pronunciou nas redes sociais nesta segunda-feira (22) para se defender das acusações de intolerância religiosa que recebeu após a exibição de um vídeo durante seu show no Coachella, no último domingo (21). O vídeo mostrava a frase “Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas”, o que gerou críticas de internautas que interpretaram a mensagem como um ataque às religiões de matriz africana.
Em sua defesa, a cantora afirma que a frase foi retirada de contexto e que sua intenção com o vídeo era mostrar a dura realidade da vida na favela, onde ela cresceu. Em suas redes sociais, ela diz que a frase faz parte de uma música que retrata as diversas mazelas que afetam as comunidades carentes, como o genocídio negro, a violência policial, a miséria e a intolerância religiosa.
Frase exposta durante a apresentação da cantora Ludmilla no Coachella
“Rainha da Favela apresenta a minha favela, uma favela real, nua e crua, onde cresci, mas, infelizmente, se vive muitas mazelas: genocídio preto, violência policial, miséria, intolerância religiosa e tantas outras vivências de uma gente que supera obstáculos, que vive em adversidades, mas que não desiste”, escreveu Ludmilla no Twitter.
A cantora ainda ressalta que a frase “Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas” não tem nenhuma relação com sua crença pessoal. “Meu show começa com uma mensagem muito explícita, que não deixa dúvida sobre nada! Na sequência, eu apresento a realidade sobre a qual esse discurso precisa prevalecer! Sobre uma favela sem filtros, sem gourmetizações, sem representações caricatas, uma denúncia sobre o real. Estou aqui pelo que é real, e não essa versão vitrine importada para gringo achar que esse é um espaço que se reduz a funk, bunda e cerveja!”, declarou.
Apesar da polêmica, Ludmilla também recebeu mensagens de apoio de fãs e seguidores que entenderam sua mensagem. Alguns internautas elogiaram a cantora por ter a coragem de abordar temas tão sensíveis em seu show.
O que é o Tranca Rua?
O Tranca Rua é uma entidade presente em diversas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. Ele é geralmente associado à proteção contra os maus espíritos e à limpeza energética dos ambientes.