Goiânia recebeu o título de “Cidade das Árvores do Mundo” pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Fundação Arbor Day, um reconhecimento à sua rica arborização urbana. A capital de Goiás se junta a um seleto grupo de cidades como Paris, Turim, Milão, Madri, Nova York e Toronto, que também ostentam esse título.

Segundo o prefeito Rogério Cruz, as políticas públicas ambientais implantadas nos últimos anos foram determinantes para a conquista. “Estamos reorganizando a arborização de Goiânia com planejamento. Além de promover o plantio, a substituição de árvores velhas em final de ciclo de vida tornou-se um hábito essencial da nossa gestão”, afirma.

Dados do IBGE de 2010 revelam que Goiânia possui 94 metros quadrados de área verde por habitante, um índice bem acima dos 12 metros recomendados pelas Nações Unidas. A cidade possui mais de 205 áreas verdes, boa parte com nascentes, e mais de 60 parques municipais com estrutura de lazer e contemplação.

Para o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, o reconhecimento reflete o trabalho de técnicos do meio ambiente e da participação popular. “É um motivo de orgulho pelo trabalho técnico em pensar e implantar um novo modelo de arborização em Goiânia. A população contribui plantando na sua calçada, com ajuda da Amma e o Dique-Árvore, mudas apropriadas, e os biólogos e agrônomos se empenham para tornar Goiânia ainda mais sustentável e arborizada”, destaca.

Nos últimos três anos, mais de 380 mil mudas de árvores foram plantadas em Goiânia, um aumento de 40% do estimado pelo Plano Diretor de Arborização Urbana. O programa Disque-Árvore, que atende solicitações de plantio via WhatsApp, já distribuiu mais de 8.623 mil mudas.

O Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), implementado em 2024, também foi fundamental para o título. A nova legislação atualiza as regras para intervenções em unidades arbóreas e a arborização no Município, buscando o equilíbrio entre a arborização e os mobiliários urbanos.

Com o reconhecimento da ONU, Goiânia consolida sua posição como referência em arborização urbana no Brasil e no mundo, inspirando outras cidades a adotarem políticas públicas que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.