Walison Veríssimo

Cerca de 7.889 famílias já aderiram ao programa voltado exclusivamente para a categoria residencial, com 50% de desconto nas contas de água

A Prefeitura de Goiânia promove auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade social a partir da tarifa social de água, disponibilizada por meio de contrato de concessão firmado com a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago). Cerca de 7.889 famílias já aderiram ao programa voltado exclusivamente para a categoria residencial e o acordo garante 50% de desconto nas contas de água.

São beneficiados os usuários com titularidade ativa na conta de água, com renda per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ou que tenha família com alguma pessoa com deficiência e/ou idoso de baixa renda com 65 anos ou mais.

Requisitos para inscrição
Podem solicitar inscrição na tarifa social: todas as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, com inscrição ativa, que se enquadram na faixa de extrema pobreza, com consumo mensal de 20 metros cúbicos de água e com titularidade ativa na conta de água.

Para ter direito à tarifa social é preciso entrar em contato com a Central de Relacionamento da Saneago pelo telefone 0800 645 0115 ou agendar atendimento em uma unidade Vapt-Vupt. Se a conta já estiver em nome do beneficiário, basta apresentar os documentos pessoais, a conta de água e o comprovante de inscrição do CadÚnico.

Caso a conta não esteja em nome do beneficiário, ainda é possível cadastrar, mas será necessário efetuar a alteração da titularidade, apresentando documentos que comprovem a posse do vínculo do imóvel. A Saneago fará a análise dos documentos e concederá o desconto na conta, caso a documentação esteja regular. Se o usuário não estiver inscrito no CadÚnico, ele deve procurar um dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) espalhados pela cidade e fazer o seu cadastro.

“Por meio dessa iniciativa, contribuímos com o pleno acesso aos serviços fundamentais de abastecimento de água a um custo mais acessível para aqueles mais vulneráveis”, reforça a titular da Sedhs, Luanna Sousa.

Documentação necessária para inscrição no Cadastro Único

Pessoas que moram sozinhas:

  • Precisam apresentar RG, CPF ou título de eleitor, comprovante de endereço, preferencialmente no nome do titular.

Famílias com duas ou mais pessoas:

  • O titular precisa apresentar RG, CPF ou título de eleitor, comprovante de endereço, preferencialmente no nome de algum integrante do domicílio.
  • Outros integrantes adultos da família precisam, pelo menos, de CPF ou título de eleitor.
  • Crianças e adolescentes precisam de CPF ou certidão de nascimento e, se estiver em idade escolar, apresentar declaração de matrícula atualizada. • Os documentos apresentados devem ser originais, não havendo necessidade de cópias. É preciso atualizar o cadastro a cada dois anos ou sempre que ocorrer alguma alteração na constituição da família.