Comemorado dia 27 de março, o Dia do Teatro é um momento de reflexão e valorização da artes cênicas. Nome de origem grega, a palavra “teatro” significa um conjunto de peças para a apresentação em públicos. A arte de fazer teatro ainda é uma área extremamente desvalorizada no país e apesar de ser muito conhecida, não é divulgada com frequência.

Em Goiânia, existem várias companhia de teatro que apresentam diversas peças por semana e buscam apoio do público para continuar. Através da encenação, o teatro permite explorar diferentes emoções, perspectivas e realidades, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para o público.

O teatro está em constante evolução, adaptando-se às novas tecnologias e às mudanças sociais. Com a internet e as plataformas digitais, o teatro ganhou novas formas de expressão e alcance, democratizando o acesso à arte e abrindo espaço para novas vozes e talentos.

Confira cinco peças teatrais brasileiras mais famosas do país:

O Auto da Compadecida (1955), de Ariano Suassuna: Uma comédia satírica que conta a história de João Grilo e Chicó, dois amigos que vivem no sertão nordestino e tentam escapar da pobreza. Depois de tamanha fama no teatro, O Auto da Compadecida saiu dos palcos e entrou nas telinhas do brasileiros através de filme e uma série.

Vestido de Noiva (1966), de Nelson Rodrigues: Uma tragédia que explora os temas da loucura, do amor e da morte.

A Moratória (1977), de Carlos Drummond de Andrade: Uma peça experimental que reflete sobre a vida, a morte e o sentido da existência.

O Pagador de Promessas (1960), de Dias Gomes: Uma peça que aborda a fé, a religiosidade e o fanatismo.

Eles Não Usam Black-Tie (1958), de Gianfrancesco Guarnieri: Uma peça que retrata a vida de um grupo de operários em São Paulo.

Assistir a uma peça de teatro é uma experiência única que nos permite conectar com diferentes emoções, histórias e perspectivas. É uma oportunidade para rir, chorar, refletir e se emocionar, expandindo nossos horizontes e enriquecendo nossa visão de mundo. Você pode conferir quais peças estão acontecendo na sua cidade através da Secretaria da Cultura e seguindo companhias de teatro locais.