Unidade localizada na Região Sudoeste da Capital oferece melhor estrutura aos usuários. Espaço faz parte da Diretoria de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs)

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Residencial Rio Verde, antigo Núcleo de Assistência Social (Nas) Oriente Ville, passa a oferecer atendimento de qualidade, com mais comodidade aos profissionais que trabalham na unidade, com a inauguração da nova sede, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (28/2).

Na abertura do ato de inauguração, a titular da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Maria Yvelônia, afirmou que o prefeito Rogério tem como marca de sua gestão de governo cuidar de pessoas. “Quanto mais próxima a gestão municipal estiver da população, com a disponibilização de serviços como os oferecidos pelo Cras, alcançaremos um maior número de pessoas. Trazer o Cras para essa comunidade é trazer o atendimento da assistência social mais próximo das pessoas”, afirmou.

De acordo com a secretária, a mudança dos Núcleos de Assistência Social (Nas) por Cras (nove no total) deu mais transparência ao atendimento dessas unidades, com informações gerais referentes, por exemplo, à aplicação de recursos, número de atendimentos e de servidores. Isso representa um melhor atendimento à população.

Localizado na Rua RV-02, Qd. 03, Lt 01, o Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os cidadãos também recebem orientações sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

As melhorias no Cras foram reconhecidas pela dona de casa Antônia Jesus Silva, que mora na região onde a unidade está localizada. Ela conta que para buscar atendimento tinha que se deslocar para bairros distantes, e muitas vezes não conseguia resolver o problema. “Agora, pertinho de casa, temos a opção do Cais Rio verde. Isso é muito bom, pois facilita a nossa vida e não precisamos mais buscar atendimento em outra região”, afirma.

Antes da inauguração do novo Cras Rio verde, quem precisava de atendimento tinha que se deslocar para as unidades do Conjunto Habitacional Baliza ou o situado na Vila União. Por isso, os moradores há muito reivindicavam há mais de 20 anos uma unidade no Residencial Rio Verde.

A conquista foi destacada pela assistente social responsável pela unidade, Giselle Cardoso. “É uma alegria por essa conquista, nesse local em que estamos. O Cras vem para trazer novos benefícios, tanto para a região como para os moradores, que terão seus imóveis mais valorizados.

De acordo com Giselle Cardoso, a unidade passa a oferecer serviços de acompanhamento às famílias, serviços de acolhimento em grupo, voltados para crianças, jovens e idosos.