A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), inaugurou nesta quinta-feira (01/02), às 18h, a exposição “Pé de pau em mato verde”, de Jadir Mendonça de Lima. A mostra reúne mais de 50 quadros em que a cor verde é a grande protagonista.

Arquiteto urbanista e paisagista, Jadir Mendonça sempre gostou da cor verde. Nesta mostra, traz o que tem produzido ao longo dos últimos anos, fruto de viagens, pesquisas e muitas observações da natureza e de suas cores, sobretudo, o verde e seus tons. “Às vezes claro, às vezes escuro. Com pouca luz ou muita luz. Através de pequenos detalhes ou fragmentos alcançados por um olhar aguçado, lanço cores, traços e textura não muito precisos, mas certeiros no conjunto”, expressa o artista.

Os quadros têm dimensões variadas, em acrílica sobre telas, com predominância da cor verde, em pequenos recortes de recantos e cantos do Cerrado, das matas e dos jardins.

“Pé de pau em mato verde” está montada na Sala Antônio Poteiro e fica em cartaz até 03 de março. A Vila Cultural Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço é petfriendly.

Sobre o artista 

Jadir Mendonça de Lima nasceu na cidade de Tiros/MG e reside em Goiânia, onde formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás. Durante o período de formação, trabalhou como desenhista e ilustrador nos Cursos Pré-Vestibulares César Lattes e Carlos Chagas.

Além de Arquiteto e Urbanista, é paisagista, desenhista, ilustrador, e pintor autodidata. Na área de Artes Plásticas,foi aluno de Frei Nazareno Confaloni, Sáida Cunha e Amaury Menezes.

Em 1993, participou com três obras em acrílica sobre tela, do Concurso Novos Valores da Casa Grande Galeria de Arte, em Goiânia. Em 2019, participou do 24º Prêmio SESI Arte Criatividade com a obra “Pau sem Casca”, inscrita na categoria Artes Plásticas – modalidade Pintura, sendo selecionada para a exposição no Salão Principal da Vila Cultural Cora Coralina.

Serviço: 

Pé de pau em mato verde

Abertura: 01/02

Horário: 18h

Visitação: 03/03/2024

Local: Vila Cultural Cora Coralina

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás