Durante evento, que ocorreu nesta sexta-feira (26/1), na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, gestão municipal disponibilizou serviços de retificação de Registro Civil, emissão de RG, vacinação, testagem rápida, doação de sangue e cadastro do ID Jovem
A Prefeitura de Goiânia realizou, nesta sexta-feira (26/1), o Dia da Visibilidade Trans com diversos serviços ofertados, como acolhimento, retificação de Registro Civil, auxílio na emissão de documentos pessoais, vacinação, testagem rápida, doação de sangue e cadastro do ID Jovem. O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), localizada na Rua 4, no Centro.
O mutirão foi realizado para reforçar e ampliar a oferta dos atendimentos que são realizados ao longo do ano pela gestão municipal à comunidade trans. Ao todo, 144 atendimentos foram realizados durante o evento. O município atendeu 44 solicitações de retificação de registro civil, 68 emissões de Registro Geral, além de 12 orientações sobre CadÚnico, 10 atendimentos do ID Jovem e nove atendimentos jurídicos.
“Goiânia é a cidade dos mutirões, e promovemos mais um evento que defende o respeito e abre as portas da secretaria para a população trans, um grupo social que muitas vezes enfrenta desafios para ter acesso a serviços básicos”, destacou a titular da SMDHPA, Cida Garcez.
Gerente de promoção social, cultural e de saúde da SMDHPA, Amanda Souto explica que a administração municipal disponibiliza ainda outros serviços à população trans, como encaminhamento ao mercado de trabalho e a oferta de cursos profissionalizantes. “Quem procura a Secretaria de Direitos Humanos é bem acolhido o ano inteiro, e essa é uma determinação do prefeito Rogério, que faz questão de que todos sejam bem atendidos. Hoje, em especial, reunimos todos esses serviços em um único local”, pontua.
Um dos beneficiários da ação, Apolo, de 25 anos, procurou a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas para a retificação de seu registro civil. “Esse mutirão é uma oportunidade para que possamos, enquanto integrantes da comunidade trans, validar legalmente nosso gênero e o nosso nome. Dessa forma nos sentimos respeitados quanto ao que somos de verdade”, disse.
Parcerias:
Para o Dia da Visibilidade Trans, a gestão municipal formalizou parcerias com outras instituições públicas, como a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, Secretaria de Saúde de Goiás e a Defensoria Pública para a emissão de documentos, doação de sangue e realização de consultas médicas.
O superintendente de Políticas para LGBTQIAPN+ da Capital, Adriano Ferreto, fala da importância de parcerias entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e instituições que defendem a promoção dos direitos sociais da comunidade trans. “O mutirão é uma iniciativa inclusiva que busca facilitar o acesso a esses serviços, e contamos com o apoio de instituições respeitadas. Além disso, ações como essa contribuem para a promoção da saúde, cidadania e reconhecimento legal dos direitos das pessoas trans”, ressalta.