Ação teve início em outubro de 2023, com objetivo de preencher falhas de arborização com espécies nativas do Cerrado
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), executa um programa especial de arborização que prevê o plantio de 20 mil mudas nos canteiros centrais de ruas e avenidas da Capital. O objetivo é corrigir falhas nos locais onde já haviam mudas que não sobreviveram e implantar novos paisagismos em canteiros.
“Muitas ruas e avenidas construídas recentemente ainda não possuem vegetação. Outras têm árvores, mas há grandes lacunas entre elas. Vamos reparar essas distorções e reestruturar nossos canteiros”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Em 30 dias foram plantadas 2.921 mudas de espécies típicas do Cerrado, como jacarandá-mimoso, resedá-gigante, ipê, sete copas, pata-de-vaca, oiti, bálsamo, flamboyant régis, pau-formiga, sabãozinho, pau-ferro e brinco-de-índio.
Dentre as vias já beneficiadas estão Avenida Emival Bueno, no Setor Lozandes; Avenida Brasil, no Jardim do Cerrado; Avenida Sol Nascente, no Residencial Mundo Novo; Avenida França, no Setor Grajaú; Rua João Borges, no Residencial Vale do Araguaia e Rua Eunápio Souza Leal, no Residencial Aruanã.
“A partir de agora, as chuvas vão se tornar mais frequentes, o que favorece a adaptação das mudas. Por isso, vamos intensificar o plantio em todas as regiões. A meta é concluir essa programação especial de arborização até março”, destaca Alisson Borges.
O presidente da Comurg explica que as espécies escolhidas não possuem frutos, nem raízes extensas, portanto são apropriadas para os centros urbanos. “Goiânia já é a Capital mais arborizada do Brasil, e queremos avançar ainda mais. Árvore é sinônimo de oxigênio mais puro, redução de calor, proteção do solo e beleza para as vistas”, pontua.
Goiânia mais verde e sustentável
A arborização na Capital ganhou um novo impulso na gestão do prefeito Rogério. Somente no primeiro semestre de 2023, a Comurg plantou 25 mil árvores e palmeiras em praças, parques, rotatórias e canteiros de ruas e avenidas. Goiânia é o município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo.
A cidade também é referência na manutenção preventiva das árvores. Recentemente, uma comitiva da Prefeitura de Salvador desembarcou em solo goianiense para conhecer de perto o serviço de planejamento e execução de poda com vistas a copiar o modelo na Capital baiana.
Além disso, todo o projeto de arborização de Goiânia é ancorado na sustentabilidade. As árvores que caem nas calçadas e vias públicas em decorrência das chuvas têm a madeira aproveitada para confecção de bancos para praças e abrigos para corujas. Os galhos também ganham utilidade: são triturados com casca de arroz e dão origem ao adubo natural usado nos viveiros da Comurg.