(Por Walison Veríssimo) – Mais de mil faixas foram removidas de canteiros centrais e logradouros públicos ao longo da última semana, de acordo com balanço divulgado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), nesta segunda-feira (22/01).

As ações da Amma atingiram diversos bairros da cidade, incluindo a Av. Primavera e Avenida do Povo na região Noroeste, Jardim Atlântico, na região Sul, Avenida Leste Oeste e Avenida Goiás, no Centro, e no Residencial Alphaville, na região Leste de Goiânia.

“Não serão toleradas faixas em canteiros centrais. É preciso consciência da população para abandonar esse ato, que é uma infração ambiental”, afirma Luan Alves, presidente da Amma.

Além das faixas, a Amma também apreendeu seis outdoors irregulares na Avenida Goiás Norte, nas proximidades do Rio Meia Ponte. Outros oito outdoors clandestinos foram removidos do Setor Faiçalville.

“Todos os outdoors estão irregulares, pois estão nas proximidades da Área de Preservação Permanente do rio”, explicou a diretora de fiscalização da Amma, Hosana Arantes.

De acordo com a legislação ambiental, os engenhos publicitários irregulares são infração ambiental por poluição visual. “É proibida a publicidade ou propaganda divulgadas ou afixadas em postes, arborização pública, muros, fachadas e vias públicas”, explica Luan Alves.

Quando instalados em locais públicos, o material fica sujeito à apreensão e multa. A população pode denunciar engenhos publicitários instalados de forma irregular para a Amma, por meio do telefone 161. Para instalar publicidade de forma regular, o cidadão precisa preencher um requerimento, apresentar toda documentação, para que tudo seja analisado de acordo com a legislação.

O processo de autorização leva em conta o local, que não deve provocar aglomeração ou ser prejudicial ao trânsito. Além disso, o conteúdo do material publicitário não pode ser ofensivo à moral, tampouco ter mensagens que sejam desprezíveis a indivíduos, estabelecimentos, instituições ou crenças.