(Por Walison Veríssimo) – O Zap 24h, serviço de atendimento on-line da Prefeitura de Anápolis, atingiu a marca de 80 mil atendimentos em apenas seis meses de operação. O tempo médio para a primeira resposta é de apenas 10 minutos.

A ferramenta, que foi lançada em dezembro de 2022, oferece mais de 300 serviços à população, incluindo agendamento de consultas e exames, pagamento de impostos, denúncias de violência e assistência em emergências urbanas.

Anterior à implantação do Zap 24h, a prefeitura realizava cerca de 20 mil atendimentos mensais. Com o novo serviço, o volume de atendimentos quase dobrou.

Do total de atendimentos realizados pelo Zap 24h, 77,5% são atendidos por humanos e 22,5% por chatbot.

Os cinco serviços mais demandados são:

  • Agendamento de consultas (40,3%)
  • Agendamento de exames (23,7%)
  • Pagamento de IPTU (9,2%)
  • Denúncias de violência (8,7%)
  • Assistência em emergências urbanas (6,1%)

Para garantir um atendimento de qualidade, o Zap 24h foi ampliado e modernizado. A plataforma passou a contar com um novo sistema integrado às tecnologias de controle interno da administração, permitindo o monitoramento preciso dos serviços prestados.

Um dos responsáveis pela tecnologia do projeto, Guilherme Rainner, afirma que Anápolis está à frente quando o assunto é atendimento digital. “O chatbot de Anápolis é o melhor do Brasil entre as prefeituras. Isso digo com segurança. Não há nenhuma outra que tenha algo tão completo com um escopo de toda a Prefeitura. Anápolis é a única que conta com agendamento de exames e consultas por WhatsApp, por exemplo, e com automatizações de dados.”

Além disso, o Zap 24h passou a atender todas as secretarias e autarquias municipais, o que significa que o cidadão pode acessar vários serviços municipais em um só lugar.