SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após dois meses sem marcar pelo Real Madrid, Vinicius Junior acabou com o jejum em grande estilo. Marcou três gols neste domingo (14) na vitória de seu time sobre o rival Barcelona, no confronto conhecido como El Clásico.

O último gol de Vini Jr. fora contra o Valencia, em novembro passado. Pouco depois ele sofreu uma lesão e ficou de fora de algumas partidas pelo Real.

A partida deste domingo, no estádio Al-Awwal Park, em Riad (Arábia Saudita), valia o título da Supercopa da Espanha.

Vini Jr. é o terceiro brasileiro a marcar três gols no El Clasico. Antes dele, apenas Evaristo de Macedo e Romário, ambos atuando pelo Barcelona, haviam atingido tal feito.

Os três gols foram feitos pelo atacante no primeiro tempo: aos 7 minutos, aos 10 minutos e aos 38 minutos, de pênalti, cometido sobre ele mesmo.

Foi o trio de gols mais rápido marcado por um jogador do Real Madrid em um El Clásico desde 1951.

Na noite de 8 de janeiro de 1994, Romário marcou os seus três gols pelo Barcelona na vitória por 5 a 0 sobre o Real Madrid.

O hat-trick de Vini Jr é o 28º na história do El Clásico. Já alcançaram o feito 25 jogadores. O craque do Real na década de 1910, Santiago Bernabéu, o húngaro Ferenc Puskas e Lionel Messi têm dois hat-tricks cada um.

Em uma só partida em 1916, empate em 6-6 pela Copa do Rei três jogadores, incluindo Bernabéu, marcaram hat-tricks.