(Por Walison Veríssimo) – O Grupo de Trabalho para discutir a reformulação do transporte coletivo no entorno do Distrito Federal finalmente vai sair do papel. A primeira reunião com representantes da Secretaria do Entorno, Secretaria-geral da Governadoria de Goiás, Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério das Cidades aconteceu nesta quinta-feira (11).

O grupo terá como principal missão reformular o transporte na região e evitar os reajustes, considerados pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) como abusivos. Só para fevereiro, a ANTT prepara um aumento de aproximadamente 12% na tarifa. Como o transporte é considerado interestadual, há necessidade da construção de um Consórcio Interfederativo.

É nesse contexto que os grupos e representantes de Goiás, DF e União vão começar a se reunir. Ontem (11) foi dada a largada numa reunião à tarde para definição de plano de ação. Um novo encontro deve ser agendado para a próxima quinta-feira (19) e é provável que na última semana de janeiro haja as lideranças se reúnem novamente.

Ao empossar Caroline Fleury como titular do Entorno, o governador Ronaldo Caiado destacou que a principal missão da secretaria seria a reformulação do transporte, um tema caro para a gestão. Agora, ela começa a mostrar os resultados do seu trabalho. Antes, o Governo Federal apresentava resistências junto à formação e sequer queria participar do Consórcio Interfederativo.

Agora, a ANTT começa a esboçar otimismo. É a autarquia federal que vai conduzir os trabalhos. Isso é resultado dos nove meses de diálogo que tanto o Governo de Goiás como o Distrito Federal, maiores interessados na formação do colegiado, vem mantendo junto ao Governo Federal.