(Por Walison Veríssimo) – Os bastidores da política apontam uma eventual aproximação entre o senador Vanderlan Cardoso (PSD) com o PT e consequentemente, um acordo para 2024, pensando em 2026. Se consolidado, o parlamentar pode abrir mão da candidatura ao Paço Municipal para caminhar com a deputada federal Adriana Accorsi (PT) com os petistas retribuindo o apoio, em 2026.

Neste caso, o PT não lançaria candidato em 2026 para andar com Vanderlan Cardoso. O parlamentar sempre priorizou o Palácio das Esmeraldas em sua trajetória política e já fez campanha por outras duas vezes: em 2010 e 2014, sendo derrotado em ambas as vezes.

O entorno do deputado federal confirma que ele pode abrir mão da disputa e até uma aproximação com o PT, mas não garante que serão essas as bases que nortearam o debate e consequente decisão. O portal O Jornalismo já dizia desde o ano passado que Vanderlan poderia abrir mão da candidatura.

Ao jornal O Popular, Ismael Alexandrino, aliado de primeira hora do senador e deputado federal confirma a aproximação com o PT e diz que o foco no momento é de organizar a chapa de vereadores do partido para eleger “três ou quatro vereadores” e garante que o PSD terá candidatura própria.

“A priori, essa candidatura do partido é do senador Vanderlan, mas ele tem dito que vai decidir por volta de fevereiro ou março. Nós estamos fazendo o trabalho prévio necessário”, diz. “Essa decisão vai ser tomada prioritariamente por ele e, se ele decidir por não sair agora e, lá em 2026, disputar o governo, é uma possibilidade também”, destacou ao O Popular.

O próprio Vanderlan Cardoso coloca nomes do vereador Lucas Kitão, Francisco Júnior e Cairo Salim como possibilidades. Todos eles são filiados ao PSD e já demonstraram em algum momento interesse de no futuro candidatarem-se ao Paço Municipal.