(Por Walison Veríssimo) – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), relembrou, nesta segunda-feira (08/01), os atos de vandalismo ocorridos em Brasília há um ano. Em publicação nas redes sociais, o chefe do executivo estadual afirmou que foi o primeiro governador a se manifestar contra os ataques aos Poderes constituídos e que disponibilizou apoio para ajudar a pacificar a situação.

“Há um ano, eu deixava meu repouso médico, após uma cirurgia cardíaca, para voltar às pressas a Goiás e comandar de perto o trabalho das nossas forças de segurança contra os atos de vandalismo ocorridos em Brasília”, disse Caiado.

O governador também reafirmou sua defesa da democracia e das urnas eletrônicas. “Tenho um histórico de posições políticas claras, seja no Executivo ou no Legislativo. E o valor que considero mais fundamental é o respeito à democracia e às urnas. Que, aliás, chamo de Vossa Excelência, porque é a expressão da vontade popular”, afirmou.

Caiado ainda criticou a violência e o desrespeito à democracia. “O debate e a discordância são parte do nosso regime. A baderna, não. É com respeito à democracia que vamos fazer nosso País crescer”, disse.

Os atos de vandalismo ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023 foram promovidos por apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro. Os manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, além de depredar patrimônio público. A ação foi condenada por autoridades de todo o mundo e levou à abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal para investigar os responsáveis pelos atos.