(Por Walison Veríssimo) – O empresário e ex-prefeito de Nova Veneza, Oswaldo Stival morreu neste domingo (07/01) aos 92 anos. O corpo será enterrado nesta segunda-feira (08/01) às 11h e está sendo velado no Instituto Cultural Oswaldo e Edith. A Prefeitura do município decretou luto oficial de três dias.

Prefeito do município por dois mandatos, entre 1989 e 1992 e 2001 e 2004, Stival foi um incentivador da cultura italiana no município e criou na sua primeira gestão o Clube do peão de Rodeio de Nova Veneza, que foi um evento considerado precusor do tradicional Festival Italiano de Nova Veneza, evento consolidado no calendário cultural d Goiás.

A festa reunia celebridades de todo o Brasil e chegou a ter como mestre de cerimônias o saudoso e icônico Asa Branca, locutor profissional dono de uma voz inconfundível para os rodeios, falecido em 2020. O empresário deixa três filhos: Edwaldo Stival, Oswaldo Stival Júnior e José João Stival. Oswlado também deixa duas filhas: Hermione e Edione Stival. 

Ele também deixa sua esposa, Edith Stival com quem era casado há quase 70 anos. Ele também foi um verdadeiro apaixonado por futebol. Pioneiro no Bairro de Campinas, em Goiânia, ele participou ativamente da construção do Atlético Goianiense, e tinha o clube como equipe do coração.