SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O secretário-executivo de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Gilberto Natalini, vai deixar a pasta quatro meses após assumir o cargo. Ele foi escolhido pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em julho do ano passado depois da saída de Antonio Fernando Pinheiro Pedro.

O antigo secretário-executivo foi exonerado após dizer que o planeta “se salva sozinho” do aquecimento global e criticar o consenso científico em torno do tema.

Segundo Natalini, a decisão foi motivada por uma questão pessoal, acertada com Nunes, que aceitou o pedido. Ele afirma que sai tranquilo, e que fez o que podia.

Ele diz que aceitou uma oportunidade de trabalho que lida com sustentabilidade e atenção à saúde. “É o que sempre gostei de fazer, ligação entre meio ambiente saudável e saúde humana.

Ex-vereador (cinco mandatos) e ex-secretário municipal do Verde, Natalini é uma liderança histórica respeitada entre ambientalistas.

Para Natalini, Pinheiro Pedro fez um esforço durante sua gestão para fazer as coisas caminharem, e que procurou avançar no trabalho. Ele também elogiou a equipe, “pequena, mas muito aguerrida.”