O Goiás está em alerta laranja para o risco de temporais até domingo (7). O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso significa um grau de perigo para chuvas intensas. A previsão é de um volume de chuvas entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora ou entre 50 e 100 mm por dia. Portanto, o risco de alagamentos em Goiânia também aumenta e a população precisa dar maior atenção, principalmente nas áreas de alagamento.
Na Capital, eram monitorados 99 pontos de alagamento listados pela Defesa Civil. Dentre as áreas, as que apresentavam risco estavam a avenida Feira de Santana, no Parque Amazônia; 3ª Radial, no setor Pedro Ludovico; e avenida 87, no Setor Sul.
Do total apontado pela Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de Goiânia (Seinfra) fez intervenções em mais de 60, a 3ª Radial está entre elas. As imediações da via receberam atenção do órgão.
Portanto, para melhorar a coleta da água pluvial, foram construídas baterias de bocas de lobo. Assim como, a execução de limpeza de bocas de lobo, ramais e poços de visita e dos leitos dos cursos de água da cidade. E ainda, construída e ampliada a rede de drenagem em algumas regiões da Capital.
De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Denes Pereira, a prevenção a alagamentos passa pela limpeza de bocas de lobo, ramais, poços de visita e de bueiros. “Contudo, a população precisa estar orientada sobre a importância de evitar o acúmulo de resíduos nas bocas de lobo e descarte irregular de resíduos sólido”, alerta.
Pontos da Capital com intervenções
-Residencial Solar Ville – Construção de rede de drenagem e pavimentação – previsão de conclusão janeiro de 2024.
-Chácara São Joaquim – Construção de rede de drenagem e pavimentação da – previsão de conclusão até dezembro 2024.
-Viaduto avenida Leste Oeste com avenida Castelo Branco – previsão de conclusão março 2024
-Jardim Petrópolis – Construção de rede de drenagem e pavimentação do – previsão de conclusão junho 2024.
-Ampliação da rede de drenagem e pavimentação da Avenida Padre Monte (Córrego Taquaral) – Bairro Goiá – Concluída
-Residencial Maringá – Construção de rede de drenagem e pavimentação do – Concluída.
-Construção de rede de drenagem e pavimentação da Avenida Leste-Oeste, Avenida Skoda, Jardim Novo Mundo – Concluída.
Eletricidade e temporais
Contudo, os riscos e período de temporais não se restringem às ruas. A concessionária de energia Equatorial Goiás também chama a atenção da população sobre as consequências dos eventos climáticos dentro e fora de casa.
Diante das situações climáticas extremas, o fornecimento de energia elétrica pode ser interrompido. Já que os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, como consequência a rede elétrica precisa ser reconstruída pelas equipes em campo. “Sob essas circunstâncias, a recomposição da rede elétrica demanda mais tempo, pois muitas das vezes é preciso substituir postes, trocar cabos e substituir transformadores, entre outros”, explica o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.
Portanto, para evitar danos materiais e físicos, a população deve ter cuidado dentro e fora de casa durante tempestades:
Em casa:
• Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
• Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
• Evite consertos de instalações elétricas;
• Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo e retire os equipamentos elétricos da tomada.
Fora de casa:
• Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
• Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
• Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
• Em caso de cabo de energia caído, mantenha distância e entre em contato imediatamente com a Equatorial Goiás pelos canais de atendimento:
O aplicativo Equatorial Goiás está disponível para download no Android e iOS. O acesso à agência virtual é feito no www.equatorialenergia.com.br. Para falar no Call Center 0800 062 0196. Já o contato da Defesa Civil de Goiânia é 153.