Da Redação

Estrutura é projetada para proporcionar bem-estar aos bichos. “Local é amplo, bem estruturado e aconchegante. Isso garante a qualidade de vida delas,” destaca presidente da Agetul , Valdery Júnior.

A Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) concluiu a adequação da nova casa de duas lontras órfãs, que já viviam no Zoológico de Goiânia. Alexa foi encontrada na zona rural, em Santa Barbara de Goiás, e Cléo, em Trindade, ambas abaixo do peso. Elas foram encaminhadas pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) à unidade e, agora, possuem espaço totalmente adaptado à espécie. 

“Realizamos um trabalho maravilhoso para Alexa e a Cléo ficarem o mais confortável possível. O bem-estar delas é o mais importante para nós. O local é amplo, bem estruturado, ficou lindo e aconchegante. Isso garante a qualidade de vida delas,” destacou o presidente da Agetul.

As lontras são mamíferos semiaquáticos conhecidos por sua aparência e comportamento brincalhão. Os animais recebem cuidados especiais do Corpo Técnico do Zoológico, e são alimentadas até quatro vezes ao dia.

Para o novo recinto, foram feitas diversas adaptações pensando no bem-estar das lontras. O local recebeu pintura geral, e telas foram colocadas para garantir a segurança e privacidade desses animais. O recinto contempla espaço para alimentação e local para ficarem mais recolhidas, caso elas queiram ou o ambiente precise de manutenção.

Ambiente possui um taque amplo com 85 metros quadrados. Para garantir a adaptação dos animais, foi retirada uma árvore, que estava condenada, criando uma ponte entre que liga à ilha. Além de plantas, palmeiras e gramas, foi feita uma manilha para criar um ponto de fuga, tudo isso para garantir um enriquecimento ambiental elaborado para as novas moradoras. 

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Júnior, o cuidado da equipe garantiu instalações adequadas para abrigá-las.

Os visitantes podem conhecer as lontras a partir desta quarta-feira, das 08h30 às 17h. A intervenção acrescentou mais um ponto de visualização para os visitantes observarem as lontras com maior facilidade.

Funcionamento
O Parque Zoológico de Goiânia pode ser visitado de quarta-feira a domingo, das 08h30 às 17h. Para acessar, é necessária a compra de ingressos, que estão à venda na bilheteria do próprio local até as 16h.

Valores dos Ingressos
Inteira: R$ 5,00
Meia-entrada: R$ 2,50 para idosos, estudantes, jovem de baixa renda, professores das redes estadual e municipal de ensino, e doadores de sangue habituais devidamente identificados.

Isenção: Crianças com até 05 anos, pessoas com deficiência e acompanhante.

É necessário apresentar:
 Carteira de Identificação Estudantil (CIE)
 Comprovante de matrícula
Para jovens de baixa renda – ID Jovem – Identidade Jovem
Doadores de sangue habituais – Comprovante de doação
Identidade para maiores de 60 anos
Documento de identificação para menores de 05 anos
 Para agendamento de Escola Monitorada (Exclusivamente com agendamento).

Isenção: Escolas Públicas e Cmeis do Município de Goiânia

Meia-entrada: Escolas Públicas Estaduais ou de outros municípios; Escolas particulares.
Entidades ou Instituições Assistenciais, Religiosas, Filantrópicas e Sociais – (Exclusivamente com agendamento).
100% de Isenção: Adultos ou crianças.