A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) finalizou nesta terça-feira (2/1) a reconstrução da barragem de contenção na Vila Roriz. A obra restabelece as condições de segurança e bem-estar da população na localidade. Agência de Regulação irá apurar as responsabilidades pela ocorrência. 

A Seinfra fez uma barreira em 2021. O objetivo era impedir o transbordamento em casos de elevação do nível do rio. Até então, os resultados eram positivos na contenção de água durante fortes chuvas. No entanto, moradores informaram às equipes da Prefeitura a ocorrência de movimentações de terra no local. A ação danificou e rompeu a barreira construída pelo órgão do município. Segundo relatos dos moradores, uma empresa terceirizada que atua na área de saneamento básico fez a intervenção. 

No domingo (31/12), as fortes chuvas provocaram alagamentos, que afetaram os moradores da região. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimego) informou que, a precipitação durou cerca de seis horas.

“Nosso compromisso principal é com a população, por isso priorizamos a reconstrução do dique de contenção para evitar alagamentos em caso de mais chuvas. Em 2021, nossa gestão atuou imediatamente para combater os transtornos causados pelas chuvas na Vila Roriz. Agora, assumimos mais uma vez essa responsabilidade, e a Agência de Regulação vai analisar o que causou o rompimento da barreira”, afirmou o prefeito Rogério Cruz.

A partir da determinação do gestor municipal, equipes da Seinfra, Agência de Regulação e Defesa Civil se reuniram no local do incidente no início da tarde desta terça-feira (2/1), junto à Saneago, a fim de solucionar a situação com celeridade. “Nos juntamos para resolver o problema que poderia se repetir a qualquer momento, devido às chuvas de alta intensidade que têm caído em Goiânia”, explica o presidente da Regulação, Hudson Novais.

A Regulação, conforme competência legal do órgão, de controle e fiscalização de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, avaliará a responsabilidade pelo rompimento do dique. A partir de vistorias realizadas no local, a agência fará a averiguação.

Os trabalhos iniciados na tarde de hoje, já foram concluídos. Equipes da Regulação foram deslocadas para refazer a barragem e evitar maiores transtornos para a população. De acordo com Denes Pereira, titular da Seinfra, os trabalhos foram realizados pelo município, “mesmo sabendo que a responsabilidade da obra seria de quem a danificou”, complementou. 

Em nota divulgada pela Prefeitura, na manhã do incidente, equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) compareceram ao local. A missão dos órgãos era atender aos moradores, assim como, providenciar abrigo temporário e apurar detalhes sobre o ocorrido.