A impressão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício do ano de 2024 está em fase de conclusão. Os contribuintes devem receber os documentos a partir da segunda quinzena do mês de janeiro. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) é a responsável pela emissão dos papéis. Contudo, o site www.goiania.go.gov.br emite as guias de pagamento do Imposto Territorial Urbano (ITU).
De acordo com Vinícius Henrique Alves, secretário municipal de Finanças, a previsão é de que até o dia 15 de fevereiro todos os carnês sejam entregues. “Já acertamos com os Correios essa data limite para a entrega dos boletos, justamente para o contribuinte se organizar em relação ao pagamento do imposto. Mas, se por algum motivo o carnê não chegar, a solicitação de uma segunda via pode ser feita em uma agência do Atende Fácil ou em nosso site”, pontua.
Até o dia 20 de fevereiro de 2024, o contribuinte poderá efetuar o pagamento à vista do Imposto Territorial Urbano (ITU) com um desconto de 10%. Essa data também representa o prazo limite para a adesão ao parcelamento, o qual poderá ser realizado em até 11 vezes, sendo a última parcela devida até 20 de dezembro de 2024. Os imóveis com valor venal de até R$ 157 mil estão incluídos no programa IPTU Social e, portanto, são isentos do pagamento do imposto.
A atualização do Código Tributário do Município de Goiânia, em 2022, possibilitou a correção do IPTU na capital, somente pela inflação. Os contribuintes podem pagar por PIX, cartão de crédito ou débito.
Acompanhe o calendário de pagamento do imposto:
1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de fevereiro
2ª parcela: vencimento em 20 de março
3ª parcela: vencimento em 22 de abril
4ª parcela: vencimento em 20 de maio
5ª parcela: vencimento em 20 de junho
6ª parcela: vencimento em 22 de julho
7ª parcela: vencimento em 20 de agosto
8ª parcela: vencimento em 20 de setembro
9ª parcela: vencimento em 21 de outubro
10ª parcela: vencimento em 20 de novembro
11ª parcela: vencimento em 20 de dezembro