A Central de Interpretação de Libras (CIL), da Prefeitura de Goiânia, se destaca pelo número crescente de atendimentos. Em 2023, registrou-se o acompanhamento de 1.195 pessoas com surdez ou deficiência auditiva. Logo, os intérpretes prestam serviço em consultas médicas, entrevistas de emprego, audiências judiciais, além de outras ocasiões. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Smdhpa) coordena a iniciativa.

A iniciativa implantada atendeu 370 pessoas em 2021. No ano seguinte, foram atendidas 426 solicitações. Contudo, neste ano, os atendimentos praticamente triplicaram em relação ao ano anterior.

A assistência externa engloba acompanhamento nas áreas da saúde, social, jurídica e de segurança, abrangendo desde atendimento médico e laboratorial, INSS, CRAS, até defensoria pública, delegacias, fóruns, comércios e empresas. Contudo, o atendimento ocorre presencialmente na unidade da Central de Libras e online por meio de videochamada.

Cida Garcêz, secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, ressalta que, independente do formato, os intérpretes são pessoas dedicadas ao trabalho. “Já registramos o caso de um intérprete que acompanhou todo o processo cirúrgico de uma pessoa assistida pelo município”, complementa.

“É dever do poder público garantir que todas as pessoas possam exercer seus direitos, e nós estamos empenhados em garantir que Goiânia seja um exemplo de inclusão e equidade social”, salientou o chefe do Executivo, Rogério Cruz.

De acordo com o prefeito, a iniciativa é uma ferramenta para quebrar as barreiras da comunicação e construir pontes para a compreensão mútua. Também ampliaram o atendimento nas salas de recursos multifuncionais na Capital. Elas atendem os estudantes das escolas municipais.

Veja como é possível solicitar assistência de intérprete

A sede da Central de Interpretação de Libras fica na rua 4, nº 1052, no setor Central. Contudo, eles também prestam assistência pelo WhatsApp (62) 99231-4704.