A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade, promove ações para garantir a segurança de todos para saídas das festas de fim de ano. “Todo final de ano temos muitas confraternizações e festividades; por isso, é importante ressaltar que o cuidado ao dirigir deve ser redobrado, evitando, fatores que contribuem para o aumento do número de sinistros de trânsito”, observa Horácio Ferreira, diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade.

Contudo, o gestor alerta para os riscos da mistura de álcool e direção. “O condutor que conduz o veículo sob efeito de bebida alcoólica tende a ter uma direção mais agressiva, ele perde a noção de espaço, tempo, o que pode ocorrer sérios acidentes de trânsito. Além dele assumir o risco de matar”, ressalta Ferreira.

Horácio salienta que dirigir sob efeito de bebida alcoólica é uma infração gravíssima, portanto, com multa no valor R$293,47 multiplicado por 10, o total é R$2.934,70. Além disso, o infrator perde o direito de dirigir por 12 meses.

Antes de seguir viagem, fique atento aos detalhes

Outro fator importante para quem vai pegar a estrada é ter planejamento e observar a qualidade das vias do trajeto e a revisão de itens essenciais do veículo. “Para fazer uma viagem tranquila, com segurança, é necessário fazer um planejamento antes de tudo. Como definir horário de saída, pesquisar sobre a qualidade das vias do destino, verificar os equipamentos obrigatórios do veículo e qualidade dos pneus”, diz o diretor de trânsito.

Segurança exige planejamento

1- Itens de segurança do veículo devem estar em perfeito estado: pneus, freios, faróis, setas, limpador de para-brisa, dentre outros.

2 – Se beber, não dirija.

3 – Use o cinto de segurança.

4 -Crianças devem usar cadeirinhas, de acordo com a idade e peso.

5 – Respeite a sinalização da via. Ela existe para garantir sua segurança.

6 – Não ultrapasse em locais proibidos. Quando permitidas, faça com os devidos cuidados, sempre atento para evitar riscos. 

7 – As janelas precisam ser abertas a cada uma ou duas horas para circular o ar dentro da cabine. A ação contribui para manter o motorista em alerta.

8. Mantenha distância dos veículos, tanto em momentos de trânsito fluido, quanto nos congestionamentos.