A cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, é um dos destinos históricos mais importantes do Brasil. Fundada em 1727, a cidade foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2001. O centro histórico de Goiás Velho preserva a arquitetura colonial portuguesa, com ruas de pedra, casarões, igrejas e praças.

A cidade oferece para os turistas uma riqueza histórica e cultural, que abriga diversos festivais importantes como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiente (FICA), que atrai vários artistas do cinema de todo o país. Além de um passeio cheio de cultura, Goiás Velho possui nos arredores da cidade belíssimas cachoeiras e trilhas, proporcionando um passeio ao ar livre de tirar o fôlego.

Confira alguns pontos turísticos de Goiás Velho: Catedral de Sant’Ana: Construída entre 1761 e 1779, a Catedral é um exemplo impressionante da arquitetura colonial e é dedicada a Sant’Ana, padroeira da cidade. Igreja do Rosário: Outra construção importante, a Igreja do Rosário, foi construída no início do século XIX e é conhecida por suas festividades tradicionais. Museu das Bandeiras: Localizado em um antigo casarão, o museu abriga uma coleção que retrata a história da região, desde o período colonial até os dias atuais. Museu das Bandeiras: Localizado em um antigo casarão, o museu abriga uma coleção que retrata a história da região, desde o período colonial até os dias atuais. Cachoeira do Funil: Esta cachoeira de 30 metros de altura é uma das mais visitadas da região. A trilha para chegar até ela é de nível médio e leva cerca de 30 minutos. Trilha do Dinossauro: Esta trilha de 1,5 quilômetros leva os visitantes por uma área de mata nativa, onde é possível ver fósseis de dinossauros. Trilha da Serra Dourada: Esta trilha de 4 quilômetros leva os visitantes ao topo da Serra Dourada, de onde é possível ver a cidade de Goiás Velho e a Chapada dos Veadeiros.