A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) iniciará a implantação pela Avenida Deputado Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, que recebe alto número de veículos e possui um maior número de cruzamentos semaforizados. A via está em uma região com vários condomínios. Também é importante rota de saída para GO-020, que leva às cidades vizinhas da Região Metropolitana, BR-153, além de ser um ponto de acesso a grandes polos geradores de tráfego.

Goiânia possui uma das maiores frotas de veículos, são 80 veículos a cada 100 habitantes. De acordo com os últimos dados, a frota ativa é de 1.104.804. As intervenções têm sito constantes em vários pontos com a retirada do terceiro tempo semafórico. O objetivo é aumentar a fluidez a lugares estratégicos.  

Marcelo Torrubia, secretário municipal de Mobilidade, explica que esses sensores de vídeo detecção são o que chamamos de semáforos inteligentes. “Este é o primeiro passo para modernização do parque semafórico de Goiânia, já que outras importantes vias, como a 24 de outubro, também receberão os equipamentos”, anuncia.A ação respeita os tempos de segurança e a sincronia com os demais semáforos da via, para garantir maior fluidez. Portanto, maior segurança e menor tempo nos deslocamentos. Os equipamentos em funcionamento irão garantir uma onda verde nas principais avenidas da Capital.

Novos sensores contribuirão para aumentar fluidez no trânsito

As implantações farão com que os tempos semafóricos se adaptem automaticamente à demanda de fluidez das vias. “Os detectores identificam a presença de veículos, quantidade e tempo entre eles, informações necessárias para determinar o tempo de verde ou vermelho para aquele momento. Envia então um comando para o controlador de tráfego que aumenta ou diminui o tempo semafórico com intuito de manter a fluidez do trânsito de maneira totalmente autônoma”, detalhou Torrubia. 

Por fim, o chefe da Mobilidade explicou que diversos projetos serão implantados em 2024, a fim de destravar a cidade. Torrubia apontou se tratar de uma tarefa difícil. “O condutor, no primeiro momento, não entende que aquela intervenção é realizada para destravar o trânsito e gerar economia de tempo, mas enfrentamos o desafio”, assinalou. Um exemplo de sucesso é a Segunda Radial com a Emílio Póvoa, onde o feedback recebido foi positivo porque possibilitou a criação de um grande corredor. O condutor ganhou com economia de tempo e fluidez.