O Governo de Goiás entregou, na manhã desta quinta-feira (21/12), o 2º Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) estadual, em Catalão, no Sudeste goiano. O projeto, criado em parceria com a prefeitura local, tem como objetivo facilitar o monitoramento de vias e a troca de informações entre as esferas municipal, estadual e federal.

O CIICC está instalado no Centro de Operações da Polícia Militar (PM-GO) do 18° BPM, em Catalão. O centro de controle conta com a participação da Polícia Civil (PC-GO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO) e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

O sistema de videomonitoramento do CIICC conta com 350 câmeras fixas, 21 de leitura de placas de veículos, cinco de reconhecimento facial e 18 do tipo Speed Dome. Com investimentos de R$ 467,1 mil, o sistema tem capacidade para receber mais de 4 mil câmeras de segurança, processamento e armazenamento de imagens.

O monitoramento já inclui 31 municípios, como Caldas Novas, Itumbiara, São Miguel do Araguaia e cidade de Goiás. O objetivo é que todos os municípios da região sejam contemplados pelo sistema.

O governador Ronaldo Caiado destacou a importância do CIICC para a segurança pública em Goiás. “Hoje, Goiás é a maior referência nacional de segurança pública devido a uma integração que nós construímos em todo o estado”, ressaltou.

O prefeito de Catalão, Adib Elias (sem partido), também destacou a importância do projeto para a região. “Com essa estrutura que montamos aqui, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, tivemos como resultado o esclarecimento de 95% dos casos de criminalidade em toda a nossa região”, enfatizou.

A prefeitura de Catalão é responsável pela disponibilização do sistema de câmeras municipais e pelo cabeamento de 25 quilômetros de fibra óptica para internet. Além disso, desenvolveu um aplicativo que realiza a integração entre o CIICC e a base de dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás e de outros órgãos federais.