A Prefeitura de Anápolis, lançou o ZAP 24h, um novo nível do serviço de atendimento on-line. O foco é na otimização dos recursos públicos. A plataforma oferta mais de 300 serviços. Agora, o público anapolino não precisará mais sair de casa para resolver nenhuma demanda. 

A plataforma passa a abrigar, digitalmente, todos os serviços da Prefeitura, 24 horas por dia. O recurso complementa os já oferecidos anteriormente como marcação de consultas, exames, IPTU e outros.

A parcela da população que não tiver condições de acessar a plataforma digital ou ainda desejarem ter demandas solucionadas presencialmente, a Prefeitura e demais órgãos administrativos do município funcionarão para atendimento presencial das 12 às 18 horas, durante a semana, a partir do dia 21 de dezembro. Entretanto, esse novo horário não se aplica a serviços essenciais como unidades de saúde, escolas e outros.

Sistema mais moderno, ágil e intuitivo

O ZAP foi ampliado, para que todo esse processo funcione da melhor maneira possível. O número de servidores aumentou. O chatbot ficou mais moderno, ou seja, mais ágil e intuitivo. A plataforma passou por implementação de novo sistema, totalmente integrado às tecnologias de controle interno da administração. Com isso, o monitoramento dos serviços prestados será mais preciso, o que auxilia no melhoramento contínuo da plataforma. Além disso, os processos de tomada de decisão também ganham reforço. O acesso é via link, disponível no site oficial da Prefeitura ou por meio de acesso direto em zapdaprefeitura.anapolis.go.gov.br, ou ainda, pelo número de WhatsApp (62) 3902-2882.

A excelência no atendimento é alvo do trabalho. Portanto, os novos servidores do ZAP da Prefeitura participaram, nas últimas semanas, de treinamento intensivo para atenderem aos requisitos necessários frente ao sistema 24 horas. 

Plano de Economia Sustentável prevê trabalho híbrido

O trabalho remoto, com carga horária de forma híbrida, será implantado em caráter experimental durante 30 dias. Ele faz parte das medidas do chamado Plano de Economia Sustentável, apresentado pelo prefeito Roberto Naves em outubro. A proposta impactará na economia de água, energia, serviços de limpeza, manutenção, além de outros pontos. Tudo isso, sem comprometer a qualidade do serviço prestado. “É importante destacar que os serviços essenciais não sofrerão mudanças. Adotaremos esse sistema de forma experimental e, neste período, vamos fazer a análise desse modelo de funcionamento”, assinalou o prefeito.

“Vamos manter os serviços, manter todos os programas, manter todos os direitos trabalhistas e não aumentaremos impostos. O que faremos é gestão com toda a Prefeitura para podermos implantar essas ações e elas vão fazer com que a Prefeitura seja uma máquina mais ágil, mais leve e que seja mais barata. Até mesmo porque quanto mais barata é a Prefeitura, melhor para a população”, completou Naves.

Novos serviços oferecidos a partir de agora no ZAP 24h

O ZAP 24h não se limita apenas a agendar consultas, exames ou pagar IPTU. A plataforma oferece novos serviços, como: denúncias a diferentes tipos de violência, assistência em emergências urbanas, troca de lâmpadas e até remoção de entulhos.

Além disso, todas as secretarias municipais integram o serviço, a exemplo da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Procon, Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis (ISSA), Recursos Humanos, além de outros departamentos. Isso significa que o cidadão pode acessar vários serviços municipais em um só lugar a qualquer hora do dia. 

O ZAP foi criado em 2019 para a agilizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde e, posteriormente, ampliado gradativamente para outras áreas como educação e assistência social. Em outubro, foi apresentado o novo plano de gestão, que iniciou a implantação da Prefeitura 24h e resulta, agora, na transformação do ZAP em um hub de atendimento capaz de abrigar 100% das atividades-fim da gestão municipal.