Por Walison Veríssimo – O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) encerrou o primeiro ano de seu segundo mandato com uma aprovação de 83% junto ao eleitorado goiano, de acordo com pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira (20/12) pela TV Record Goiás.

O levantamento, realizado entre os dias 16 e 18 de dezembro, ouviu 1.200 eleitores em todo o estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

De acordo com a pesquisa, 83% dos goianos aprovam a gestão de Caiado. Apenas 15% reprovam o governo, e 2% não souberam responder.

Esse é o melhor índice de aprovação de um governador de Goiás em toda a história.

Há duas semanas, a Paraná Pesquisas também havia mostrado Caiado com aprovação semelhante: de 81%. As sondagens realizadas por empresas nacionais evidenciam que Caiado é hoje o governador mais bem avaliado do País.

Caiado lidera um governo com a melhor segurança pública do país, atualmente copiada por outros estados. Os investimentos recordes em educação e saúde, além da abrangência dos programas sociais, também ajudam a explicar os números.

Esses investimentos só foram possíveis graças a uma gestão que, primeiro, equilibrou as contas públicas.

Em abril, ao completar 100 dias do segundo governo, o governador tinha a aprovação de 72% dos goianos, de acordo com a Real Time Big Data. Em oito meses, a avaliação positiva de Caiado subiu 11 pontos porcentuais.

A pesquisa da Real Time Big Data também mostra que Caiado conquista maior aprovação entre as mulheres (85%), na faixa etária de 45 a 60 anos (85%) e com ensino superior (84%). Em nenhuma estratificação, o governador tem menos de 80% de avaliação positiva.

Em outro formato de avaliação, a população de Goiás aprova a gestão do governador Ronaldo Caiado com 64% de ‘ótimo’ e ‘bom’, sendo 24% de ótimo e 40% de bom. Apenas 9% rejeitam o atual governo (ruim para 5% e péssimo para 4%). Outros 25% avaliam o governo como regular.

A pesquisa da Real Time Big Data foi realizada por telefone, com entrevistas domiciliares. A amostra foi estratificada por gênero, idade, escolaridade e renda, de acordo com a distribuição da população goiana.