O escritor, cronista, empresário e folclorista goiano Waldomiro Bariani Ortencio morreu na manhã desta sexta-feira (15/12), aos 100 anos. Autor de inúmeros livros e composições musicais, ele era multifacetado e uma referência na cultura goiana. Já centenário, ele convivia com as complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em 2022
Nascido em Igarapava, interior de São Paulo, em 24 de julho de 1923, Bariani mudou-se para Goiás aos 15 anos de idade. Aqui, desenvolveu uma vasta obra literária, com mais de 50 livros publicados.
Sua obra foi marcada pelo amor à natureza, ao folclore e à cultura goiana. Ele abordou diversos temas, como história, folclore, poesia, contos e crônicas. Entre suas principais obras estão “Dicionário do Brasil Central” (1983) e “Medicina Popular do Centro-Oeste” (1997).
Além de escritor, Bariani também foi jogador de futebol. Atuou como goleiro do Atlético Clube Goianiense nas décadas de 1940 e 1950. A morte de Bariani deixou notas de pesares por parte do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos).