(Por Walison Veríssimo) – A cidade de Anápolis, no estado de Goiás, inaugurou nesta quinta-feira (14) o seu mais novo cartão postal: o Jardim Botânico. Com uma área total de 25.480 metros quadrados, o local conta com uma gigantesca área verde, que inclui lago natural, plantas aquáticas, viveiro e estufa, trilha ecológica monitorada, banheiros, quiosques, estacionamentos, entre outras atrações.

A obra completa o cinturão verde do município, sendo formado também pelo Parque das Águas e Parque Ipiranga, totalizando mais de 45 mil metros quadrados de área sustentável no Bairro Jundiaí.

O prefeito Roberto Naves (Republicanos) enfatizou durante seu discurso a importância de cuidar das pessoas e afirmou que “ao cuidarmos do meio ambiente, estamos zelando pelo bem-estar da população e melhorando sua qualidade de vida”.

O espaço onde hoje está localizado o Jardim Botânico era anteriormente ocupado pelo antigo Clube Ipiranga, que, após ser desativado, tornou-se um ponto problemático para a cidade. No entanto, após todas as intervenções realizadas, tornou-se o maior complexo de lazer da cidade.

“Transformamos o que era um grande problema ambiental, uma área com alta incidência de dengue e uma região até perigosa por ser uma mata fechada, em uma grande solução: um cartão postal que se tornará o maior complexo de lazer na cidade de Anápolis. Com o Parque das Águas, o Parque Ipiranga, o CEITec e agora o Jardim Botânico, conseguimos essa transformação”, afirmou o prefeito. 

No Jardim Botânico de Anápolis todas as árvores foram catalogadas, os passeios poderão acontecer na trilha que foi preservada. As piscinas naturais foram reativadas e, além disso, foi feito o plantio de novas mudas nativas. O local também será usado para que aulas sejam ministradas, despertando as futuras gerações para soluções baseadas na natureza.

O secretário de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wederson Lopes, informou que o valor investido é de cerca de R$ 1,3 milhão.

“Através do nosso maior pacote de investimento, o Anápolis Investe, entregamos para a população anapolina o Jardim Botânico, com uma área de mais de vinte cinco mil metros quadrados. As minas continuam abastecendo os lagos do Parque Ipiranga, além das piscinas naturais do novo espaço. Tudo está sendo vistoriado para podermos preservar tudo da forma mais correta possível”.