O Museu Galo-Romano traz cores às estátuas de mármore branco

Por: Flávia Veríssimo

Todo mundo conhece as estátuas de mármore branco da Grécia e Roma antigas.
O Museu Galo-Romano de Tongeren apresenta-os como realmente eram: coloridos.

Uma exposição que vai até o mês de Junho de 2024 na cidade de Tongeren na Bélgica, os visitantes podem admirar dezenas de reconstruções em tamanho real de esculturas antigas. Estátuas de divindades, imperadores, guerreiros e figuras da mitologia, pintadas em cores vivas, como na antiguidade clássica. A exposição destina-se a um público vasto. Porém trouxemos as imagens das representações que podem ser admiradas online aqui no Hidrolândia News.
Patrick Dewael, prefeito de Tongeren afirma: “A exposição “Antiguidade em Cores” no Museu Galo-Romano enriquece o nosso conhecimento. Esta é precisamente a missão de um museu que pretende ser útil à sociedade. Depois de visitar esta exposição, e ver as imagens você verá que as estátuas de mármore branco da antiguidade greco-romana que nos são tão familiares”. 

An Christiaens, Vereadora da Cultura: “A exposição “Antiguidade em Cores” dirige-se ao público em geral em toda a sua diversidade. Todos irão apreciar as reconstruções únicas e coloridas de esculturas clássicas. O Museu Galo-Romano criou uma exposição informativa que surpreende do início ao fim”.

Escultura antiga: uma arte colorida

A exposição foi organizada em colaboração com o Prof. Dr. Vinzenz Brinkman, curador do departamento dedicado à antiguidade clássica da Liebieghaus Skulpturensammlung em Frankfurt am Main (Alemanha). O arqueólogo estuda a pintura de esculturas antigas há décadas. Juntamente com sua esposa, Dra. Ulrike Koch-Brinkmann, ele cria, com base na ciência, reconstruções em tamanho real fiéis à linguagem visual e às técnicas da antiguidade clássica.
Contam-nos um pouco mais sobre como os antigos gregos e romanos criavam as suas esculturas e a sua finalidade, mas também sobre a percepção que os gregos e romanos tinham destas estátuas.
As reconstruções estão a percorrer o mundo e já foram expostas em 26 museus de renome, incluindo Munique, Copenhaguem, Atenas, Istambul, São Francisco e Nova Iorque. Eles nos levam de volta ao mundo da escultura das antigas culturas grega e romana: de 700 aC. AC a 476 DC por volta de DC.
O Museu Galo-Romano apresenta as reconstruções numa cenografia totalmente nova, assinada pelo escritório Pièce Montée. Uma experiência imersiva Uma videoinstalação envolve os visitantes no tema. Mostra o quão difundida é a ideia de estátuas antigas em mármore branco, sem cor.
Uma ideia parcialmente veiculada pela cultura visual popular (filmes e quadrinhos).

De um branco deslumbrante 
Mostra-se claramente que esta “preferência estética” surgiu durante o Renascimento e continua até hoje. Tendo como pano de fundo vídeos filmados numa pedreira de mármore perto de Carrara (Itália), os visitantes podem admirar três esculturas em tamanho natural: uma da Antiguidade (coleção do Museo Nazionale Romano, Roma), uma do Renascimento (coleção do Louvre, Paris) e uma do artista contemporâneo franco-americano Emmanuel Fillion.
O visitante presencial descobre o processo de criação de esculturas na Antiguidade Clássica do início ao fim: da extração da pedra à aplicação da tinta colorida, passando pela própria escultura. Ele acompanha as diferentes etapas por meio de vídeos educativos especialmente elaborados para a exposição.

Estão expostos utensílios antigos, por exemplo tesouras usadas para cortar blocos de mármore. A exposição apresenta ainda uma série de pigmentos autênticos (ocre, branco chumbo, azul egípcio) além de um pincel. Finalmente, o museu exibe algumas esculturas gregas e romanas antigas onde vestígios de cor ainda aparecem visíveis a olho nu. As telas sensíveis ao toque permitem que os visitantes alternem entre as esculturas brancas e as versões coloridas. Algumas reconstruções são acompanhadas de vídeos que permitem ampliar detalhes marcantes, como padrões de cores e ornamentos.

A exposição obviamente aborda o simbolismo das cores utilizadas na época. O visitante encontra-se, por um momento, no pátio de uma luxuosa casa datada do século I a.C.. AC, na ilha grega de Delos. Ele pode ver uma reconstrução em tamanho real da estátua de uma jovem, talvez a dona da casa. Ela está pintada, como na época, em tons pastéis: vestido rosa e casaco verde claro translúcido. Graças às projeções, os visitantes descobrem variações de cores sob a influência da luz e do clima. Uma exposição informativa e adequada para crianças O Museu Galo-Romano garante sempre que as suas exposições possam ser visitadas com crianças.

O ingresso é vendido ao preço de 29,99€ na loja do museu e em diversas livrariasda cidade.

Para ver as imagens das obras representadas basta clicar nesse link: https://photos.google.com/share/AF1QipN6RXL_u8kv5e9S2Q_WpRcTpOrHUREbPFDTXf8tSrxmXphZP9nQXEi9Nua-F_mkxw?key=dGV2dGdIdTI1LTF1T3lRdW9FcVUtUXVRblRqQ0h3

Contato

Patrick Mathei
Medewerker comunicação
+32 12 67 03 55
[email protected]