A Prefeitura de Goiânia deverá instalar lombadas horizontais próximo à entrada de estudantes e de professores em escolas e em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Rede Municipal de Ensino da capital. É o que prevê projeto de lei (PL 037/2018) aprovado, em segunda votação, pelo Plenário da Câmara, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (14).
Segundo a proposta, deverão ser instaladas duas lombadas a uma distância de 15 metros entre cada esquina ou, dependendo da extensão da via, a 15 metros da faixa de pedestre ou do portão de entrada da instituição.
Ainda conforme o texto, a instalação das lombadas se dará após estudo técnico da autoridade de trânsito e conforme legislação federal vigente, com devida sinalização para orientação dos condutores de veículos.
Para o parlamentar, a medida reduzirá risco de acidentes nos locais, especialmente em horários de entrada e de saída de alunos. “Se os condutores respeitassem as faixas de pedestre e as regras de trânsito, como manda a legislação, não precisaríamos desse projeto”, ressaltou, na Tribuna.
Em apoio à matéria, parlamentares destacaram que a iniciativa atende à reivindicação da comunidade escolar.
“Vamos cobrar que esse projeto não fique no esquecimento”, garantiu Goyá.
O PL segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).