O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), lançou, na tarde desta quinta-feira (14/12), a terceira etapa do programa Rearboriza Goiânia, que visa a arborização do Centro da Capital. A ação foi realizada ao longo das avenidas Tocantins e Araguaia, com o plantio de 170 mudas de árvores nativas do Cerrado.
“Goiânia é uma cidade quente, e a arborização é fundamental para melhorar o clima e a qualidade de vida da população”, afirmou Rogério Cruz. “O Centro é um dos nossos principais eixos de desenvolvimento, e a arborização é um elemento importante para a requalificação da região”, completou.
As mudas plantadas são de espécies nativas do Cerrado, como aroeira pimenteira, resedá, ipê jardim e aroeira salsa. Elas são de pequeno e médio porte, o que facilita o plantio e a manutenção.
O presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, explicou que o plantio foi planejado de forma a atender às características do Centro de Goiânia. “As árvores foram selecionadas de acordo com a largura das calçadas, o tamanho das quadras e a fiação elétrica”, disse.
Moradores de outros setores de Goiânia também podem solicitar o plantio de árvores em suas calçadas pelo WhatsApp do Disque-Árvore: (62) 9-9639-7495. Basta o solicitante preencher o formulário e enviar as fotos da calçada. Técnicos da Amma avaliarão os aspectos da calçada e indicarão a melhor espécie para plantio, que será realizado pelo órgão ambiental. O Rearboriza Goiânia é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Amma. A ação faz parte do plano de requalificação do Centro da Capital, o Programa Centraliza.