(Por Walison Veríssimo) – O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), assinou nesta quinta-feira (14) um termo de cessão de uso de um imóvel público à Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago). A área, de 225 metros quadrados, localizada na Alameda Meia Ponte, será utilizada para a construção da Estação Elevatória de Esgoto Sanitário (EEE) Recanto do Bosque.

A obra, no valor de R$ 35 milhões, vai proporcionar a implantação de 15 mil novas ligações de esgoto, com alcance de cerca de 50 mil pessoas. A região beneficiada pela obra é a noroeste da capital, onde ainda há áreas não atendidas pelo sistema de esgotamento sanitário.

A parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a Saneago é orientada pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, que tem como objetivo universalizar os serviços de saneamento na capital.

“Goiânia é uma cidade que desenvolveu muito e o Poder Público precisa acompanhar esse desenvolvimento e crescimento da cidade. Nossa parceria com a Saneago é para que possamos dar pleno acesso aos moradores. Falta muito pouco para que o saneamento e a água cheguem totalmente à população da cidade de Goiânia”, destacou o prefeito Rogério Cruz.

“Nós temos uma parceria extremamente positiva aqui com a Prefeitura de Goiânia para cuidar da água e do esgoto da cidade. Há muitas obras em execução na Capital e, hoje, a Prefeitura cede o uso de uma área na Região Noroeste, região onde nós estamos expandindo as redes de esgoto, que ainda tem áreas lá que não são atendidas. O intuito é atender a população, por isso estamos juntos, Prefeitura, Estado, Saneago, levando benefícios a todos”, destacou o diretor-presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski.

O presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Hudson Novaes, explica que a parceria para a obra da EEE Recanto do Bosque beneficia a Saneago com redução de custos. “A partir da cessão de uma área, o custo da Saneago diminui. O prefeito Rogério auxilia para que a tarifa fique mais baixa, o que reflete em um progresso para o município, e, em contrapartida, a AR fiscaliza e não deixa que isso seja um ganho financeiro à Saneago”, pontua.

O procurador-geral do Município, José Carlos Issy, afirma que as parcerias entre o poder público e a Saneago são essenciais para a continuidade do projeto de universalização do saneamento básico em Goiânia. “Conforme já há estudos que demonstram, o sistema de saneamento básico está praticamente universalizado em Goiânia. No entanto, para a continuidade da execução desse projeto e acompanhar o crescimento da população, essas parcerias são ainda necessárias, os termos de cessão de uso, para que possa continuar tendo a expansão e dando segurança hídrica para as pessoas”, afirma.