(Por Walison Veríssimo) – A Prefeitura de Anápolis anunciou, nesta quinta-feira (14/12), a liberação da obra do viaduto do Recanto do Sol, localizado na região norte da cidade. A autorização para o início da construção será publicada nesta sexta-feira (15/12).
O prefeito Roberto Naves (Republicanos) esteve no Ministério dos Transportes na quarta-feira (13) para discutir sobre o assunto. Em entrevista à imprensa, ele afirmou que a obra é um sonho antigo da população e que vai melhorar significativamente a mobilidade urbana na região.
O contrato para a construção do viaduto terá uma validade de 18 meses e um custo estimado de R$ 35 milhões. A empresa licitada poderá começar as obras assim que a autorização for publicada.
O viaduto será construído no trevo da GO-414 e BR-153. Ele terá 120 metros de extensão e contará com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido. A obra deve ser concluída até dezembro de 2024.
A liberação da obra é um marco importante para a cidade. O viaduto vai melhorar a fluidez do trânsito na região, reduzir acidentes e garantir mais segurança para os motoristas e pedestres.
Histórico da obra
A obra do viaduto do Recanto do Sol estava prevista no contrato de concessão da BR-153, mas a concessionária Ecovias do Araguaia, responsável pelo trecho, informou em 2022 que a execução não fazia parte de seus planos.
Diante disso, a Prefeitura de Anápolis anunciou a disposição de assumir a construção. O prefeito Roberto Naves afirmou que a obra é essencial para a mobilidade urbana da cidade e que a Prefeitura fará o possível para viabilizar sua execução.
Aprovação da obra
O projeto do viaduto foi aprovado pela Ecovias do Araguaia, pela Polícia Rodoviária Federal e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com a aprovação de todas as entidades, a empresa licitada poderá prosseguir com todo o processo.
Execução da obra
Parte do que já existe na rodovia será aproveitada para a execução do viaduto, como os retornos já presentes na rodovia, incluindo a FC-22, que oferece acesso ao bairro Flor do Cerrado. Essa estratégia visa minimizar o impacto da obra, considerando o intenso fluxo na rodovia.