(Por Walisson Veríssimo) O ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango (Republicanos), assumiu nesta terça-feira (12/12) o mandato de deputado federal por Goiás. Ele substitui o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), que se licenciou por motivos pessoais.

A troca de mandato foi articulada em setembro, quando o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, assumiu o comando do Republicanos em Goiás. Hildo do Candango era o segundo suplente do partido e, com a saída de Jeferson Rodrigues, ele assumiu o cargo por 120 dias.

Em seu discurso de posse, Hildo do Candango agradeceu a Deus e a todos que estiveram presentes. Ele disse que vai trabalhar para defender a fé e a família.

“Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir assumir essa nova missão. E gostaria de agradecer a todos que estiveram presentes e que acompanharam esse importante momento para mim, e acredito que para todos nós de Águas Lindas e da região”, disse Hildo do Candango.

Contexto político

A troca de mandato também pode ser interpretada como um gesto político do Republicanos. Hildo do Candango era presidente estadual do partido e aliado de Rogério Cruz mas acabou entrando em conflito com o chefe do executivo.

Na época, Hildo do Candango chegou a ameaçar retirar o apoio do partido a Cruz na eleição de 2024. A crise foi tão grande que o presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Miranda teve de promover a intervenção na legenda.

O deputado Jeferson Rodrigues se manifestou sobre a troca de mandato. Ele disse que vai se dedicar à sua recuperação e que retornará à Câmara dos Deputados em abril de 2024.