A Prefeitura de Goiânia está finalizando os estudos para a contratação de uma Parceria Público-Privada (PPP) que tem como premissa modernizar a infraestrutura da cidade e torná-la uma smart city, ou num bom português, cidade inteligente.

O projeto prevê a concessão administrativa dos serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e geração de energia fotovoltaica para atender a demanda municipal.

Entre os benefícios previstos para a população estão:

  • Melhora da segurança pública: O projeto prevê a instalação de 537 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, além de softwares e integração com bancos de dados de segurança. Isso deve ajudar a reduzir os índices de criminalidade.
  • Inclusão digital: A oferta de internet gratuita em pontos públicos da cidade irá promover a inclusão digital e facilitar o acesso a serviços e informações para a população.
  • Sustentabilidade: A geração de energia solar, limpa e renovável, irá reduzir as emissões de gases poluentes e contribuir para a preservação do meio ambiente.

A proposta da PPP tem perspectiva de economia e não acarreta em tomada de financiamento, ou seja, não há endividamento público. A lógica é de atração de investimento privado no curto prazo, de modo que a Prefeitura irá amortizá-lo no longo prazo, já que o contrato é de 25 anos.