A advogada e jornalista Gabriela Prioli abordou o tema da desinformação em evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) nesta sexta-feira (01/12). A palestra, mediada pelo assessor de Imprensa e Comunicação Social do TRE-GO, Brazil Nunes, contou com a participação de dezenas de jornalistas, influenciadores digitais e servidores da Justiça Eleitoral.

Prioli destacou o papel da imprensa e dos influenciadores digitais na propagação de notícias falsas, destacando o viés da confirmação como uma das principais causas. “A gente quer muito estar certo, porque se a gente está certo, significa que a nossa leitura sobre o mundo está correta e, consequentemente, que estamos mais seguros”, explicou. “Se nós estamos corretos nas nossas avaliações, nos parece que as nossas previsões sobre o futuro são mais acertadas, que as nossas conjecturas estão mais corretas, que as nossas decisões serão mais certeiras. Então é um ambiente muito fértil para propagação de notícias falsas”, destaca. 

“Porque se aquela notícia forjada, descontextualizada, falaciosa, confirma um desejo meu sobre a realidade, eu tendo a acreditar nela. O algoritmo entrega para você o que você comunica pra ele que quer”, completou.

A comunicadora também ressaltou a importância da adoção de mecanismos aptos ao combate da desinformação. “O combate à desinformação não é uma tarefa individual, é uma tarefa coletiva”, afirmou. “Precisamos de um esforço conjunto de todos os atores da sociedade para combater esse fenômeno”, completou.

O juiz-membro e ouvidor do TRE-GO, Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, representou o presidente da Corte Eleitoral, desembargador Itaney Francisco Campos, no evento. Ele agradeceu à Gabriela Prioli pelo debate e reflexões oportunas despertadas durante a palestra.