A Prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), colocará em prática, a partir da próxima terça-feira (5/12), a Operação GCM Presente. A ação, que se estenderá por todo o mês de dezembro, concentrará 20 agentes e nove viaturas para reforçar a segurança na Região Central da cidade devido ao aumento do movimento decorrente das festividades de fim de ano.

O foco da operação é proporcionar maior sensação de segurança aos cidadãos que frequentam a área central para suas compras natalinas. O trabalho preventivo da GCM visa combater a criminalidade e assegurar um ambiente tranquilo para os munícipes durante as festividades. As atividades desempenhadas durante a operação integram os esforços do Programa Centraliza, lançado recentemente pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

O comandante da GCM, Wellington Paranhos, explica que as viaturas vão realizar o policiamento preventivo na região. “A intenção do Programa GCM Presente é trabalhar pela redução criminal em determinadas regiões e em ações específicas como esse período de fim de ano”, diz.

Os trabalhos podem se estender, além dos logradouros públicos, praças e parques do Centro, a outros pontos da região, como shoppings, centros comerciais e eventos. “O trabalho é no sentido de proporcionar maior sensação de segurança aos munícipes que estarão na região para suas compras natalinas”, justifica Paranhos.

A operação GCM Presente tem previsão de encerrar no dia 31 de dezembro. Ela é formada pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupo de Operações com Cães e a Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito.