A Prefeitura de Goiânia lançou um novo canal de comunicação na tentativa de acelerar e melhorar o atendimento ao contribuinte: um ChatBot. A ferramenta virtual, que pode ser acessada pelo site da Sefin, oferece informações sobre tributos municipais e serviços relacionados à administração tributária.

O ChatBot funciona por meio de computação cognitiva, de forma muito simples e intuitiva. O usuário faz uma pergunta ou fornece informações sobre o assunto que gostaria de tratar, e o assistente virtual responde de forma automática, a partir de uma série de perguntas e respostas previamente programadas.

De acordo com o secretário de Finanças de Goiânia, Vinícius Henrique Alves, a ferramenta é uma forma de aproximar a administração municipal da população e facilitar o atendimento ao contribuinte. “Com essa iniciativa, o cidadão poderá esclarecer dúvidas em todos os setores da Secretaria de Finanças, sem precisar ir à Prefeitura”, afirma.

O ChatBot oferece informações sobre ISSQN, ISS, construção civil, cadastro mobiliário/CAE, lançamento de ITBI, IPTU, nota fiscal, Simples Nacional, entre outros.

“Com mais esse canal de comunicação, a Prefeitura de Goiânia reafirma o compromisso com a modernização dos serviços públicos do programa Cidade Inteligente”, conclui o secretário.