O deputado estadual Clécio Alves (Republicanos) solicitou, nesta terça-feira (28), a convocação de uma audiência pública para discutir a proposta de aumento da alíquota do ICMS de 17% para 19%. O pedido foi direcionado ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (União Brasil) e aprovado por unanimidade.
No documento, Clécio Alves enfatiza a importância de uma discussão ampla e inclusiva, envolvendo diversos setores da sociedade. Ele sugere a participação de representantes de entidades empresariais e classistas, membros da Câmara Municipal de Goiânia, representantes sindicais, associações de consumidores e especialistas em tributação.
Segundo o parlamentar, a audiência pública tem como objetivo garantir uma análise detalhada do impacto potencial do aumento do ICMS sobre diferentes setores, especialmente no contexto econômico atual. Além disso, ele destaca a necessidade de transparência e participação pública no processo, considerando esses fatores fundamentais para a democracia e justiça social.
O parlamentar também usou a tribuna para expressar sua preocupação com o impacto desse aumento na vida dos cidadãos goianos. “Aprovando isso vai aumentar tudo, a gasolina, o custo de vida de todas as pessoas”, afirmou. E ressaltou que, apesar de seu histórico de apoio às iniciativas do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), ele se posiciona firmemente contra esse aumento no momento atual, considerando os desafios econômicos enfrentados pela população.