RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A Ferj definiu nesta segunda-feira (27) o regulamento e a tabela do Campeonato Carioca 2024.
A única alteração em relação ao regulamento do ano passado é a obrigatoriedade de usar o time principal passou da terceira para a quarta rodada.
O campeonato começa em 17 de janeiro. A Ferj andou para trás em relação ao calendário da CBF para evitar um choque com o período pós-data Fifa, em março, que poderia gerar desfalques nas semifinais do estadual.
Os clássicos serão sempre a partir da sexta rodada. O primeiro será Flamengo x Vasco.
Os seis primeiros colocados do último campeonato jogam seis partidas como mandante e cinco como visitante.
Primeira rodada do Carioca 2024
17 ou 18 de janeiro
Volta Redonda x Fluminense
Flamengo x Audax
Botafogo x Madureira
Vasco x Boavista
Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa
Portuguesa x Bangu
Questões de arbitragem
Rubens Lopes, presidente da Ferj, apontou que o Carioca terá um convênio com a empresa francesa Good Game, que é especializada em checar e analisar lances de arbitragem, como cartões vermelhos, impedimentos e gols anulados.
Recentemente, John Textor, dono do futebol do Botafogo, contratou a Good Game para um relatório sobre o Brasileiro. O documento foi anexado a um processo em que o empresário foi alvo no STJD.
Para o campeonato de 2024, com a colaboração do Botafogo, vamos assinar um convênio, um contrato, com uma empresa internacional, chamada Good Game, cuja finalidade é monitoramento, análise e relatórios referentes à atuação da arbitragem no campeonato. Inicialmente serão os clássicos, semifinais e finais Rubens Lopes
“Talvez, possamos ampliar essa amostragem. É uma empresa independente, cujo relatório nenhum clube ou federação tem participação. É uma análise fundamentada, com elementos de alta tecnologia. Acredito que vai contribuir bastante para ver como foi o desempenho da arbitragem no nosso campeonato. Em termos institucionais de federação ou confederação, somos pioneiros nesse sentido. É para dar transparência à competição, sem qualquer viés”, completou.
Uso do VAR
“O VAR vai ser discutido até o início do campeonato. Dentro dos clássicos, semifinais e finais necessariamente haverá participação do VAR. Em qualquer outra partida, cabe ao solicitante, desde que o local da partida tenha sido homologado para as regras que norteiam o VAR”, afirmou.