O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) criticou o aumento do ICMS em Goiás, anunciado pelo governo estadual na última sexta-feira (24). Em entrevista ao O Popular deste sábado (25/11), o parlamentar afirmou que não há justificativa para o reajuste, que pode gerar inflação.

“Isso é uma questão de cada estado. Cada um pode por a alíquota que quiser, aprovando na Alego. Mas não tem justificativa para aumentar. Houve recomposição das perdas de ICMS e a reforma (tributária) nem aprovada foi. Nem sabemos se vai ser aprovada”, disse Cardoso.

O aumento do ICMS foi anunciado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) para compensar as perdas de arrecadação do estado com a redução da alíquota do imposto sobre combustíveis. O reajuste vai ser alterado de 17% para 19%

Cardoso afirmou que o aumento do ICMS terá impacto direto no bolso da população. “É um absurdo isso que estão fazendo. E vai gerar inflação”, salientou.. O senador ainda defendeu que o governo estadual deveria esperar a aprovação da reforma tributária para tomar uma decisão sobre o ICMS.