Com a chegada da Black Friday e a maior movimentação no comércio, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia, em parceria com a Cedec (Comissão Especial de Direito Empresarial do Consumo), da OAB-GO (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás), realiza nesta quinta-feira (23), a partir das 08h30, uma campanha de orientação junto aos lojistas da capital.

A ação, que será híbrida, terá a visita presencial de representantes das duas entidades nos estabelecimentos comerciais da Avenida Anhanguera, no trecho entre as Avenidas Tocantins e Araguaia, para a distribuição de materiais informativos, que incluem o Código de Defesa do Consumidor impresso e uma cartilha digital com orientações para um bom relacionamento entre lojistas e consumidores.

O coordenador jurídico da CDL Goiânia, Felipe Teles, explica que a ação visa orientar os lojistas sobre as regras da Black Friday, que são regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor.

“É importante que os lojistas estejam cientes das regras para evitar problemas com os consumidores. Por isso, vamos distribuir um material totalmente gratuito e didático para mostrar que é possível participar da Black Friday sem dores de cabeça desnecessárias”, afirma Teles.

Entre as regras que devem ser observadas pelos lojistas estão:

  • A oferta deve ser clara e precisa, com a informação de todas as condições, como preço, quantidade e prazo de validade.
  • A oferta deve ser cumprida, sob pena de multa.
  • O consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias, sem justificativa.

A CDL Goiânia estima que a Black Friday deve movimentar mais de R$ 165 milhões no comércio local. A pesquisa realizada pela entidade constatou que 61,6% dos consumidores da capital devem ir às compras durante a data.

O ticket médio esperado é de R$ 200 por produto. Os principais motivos para as compras são preço e promoções, apontados por 59% dos consumidores.