O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) não conseguiu explicar a origem do aporte de 68 milhões que será destinado à Comurg em coletiva à imprensa concedida nesta quinta-feira (16/11), no Setor Sul. Questionado sobre o assunto, o chefe do executivo municipal fez uma série de pontuações para no fim, dizer que os recursos saíram do caixa da Prefeitura. 

“A origem é a que todos já sabem. Toda a empresa hoje no Brasil tem os seus produtos a serem apresentados e também de ser levantados buscas para que eles possam manter a empresa aberta”, salientou aos jornalistas presentes.

“A Comurg é uma empresa mista. Sociedade mista. Temos de ter um olhar diferente para a empresa que é uma sociedade-mista. Por isso que a Prefeitura resolveu fazer um ajuste do contrato como foi feito na semana passada e agora em contato com a Câmara Municipal foi aprovado um projeto para que possamos dar qualidade e condição à Comurg para dar qualidade ao serviço da população goianiense”, pontuou.

Prevista para acontecer nesta quinta-feira (16) a votação acabou não acontecendo por conta da repercussão negativa mesmo com a intenção de parte dos parlamentares disposição em aprovarem a matéria que chegou ao legislativo há pouco menos de duas semanas. 

Ontem, o plenário da Câmara chegou a aprovar um requerimento de autoria da vereadora Kátia Maria (PT) que solicita esclarecimentos junto à Controladoria Geral do Município (CGM) e ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre o aporte de R$ 68 milhões da Prefeitura de Goiânia à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Segundo a vereadora, o repasse financeiro, que visa à recomposição do capital social da Comurg, é incoerente com a intenção do Executivo de privatizar os serviços de limpeza urbana na capital.

“O prefeito quer privatizar a coleta de lixo, mas ao mesmo tempo pede R$ 68 milhões para a Comurg. Não explica de onde vem esse dinheiro, como será aplicado e nem qual a real necessidade da companhia. Isso é um esvaziamento dos serviços públicos e um desperdício de dinheiro público”, afirma Kátia Maria.