O Plenário da Câmara dos Vereadores de Goiânia aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (16/11), requerimento de autoria da vereadora Kátia Maria (PT) que solicita esclarecimentos junto à Controladoria Geral do Município (CGM) e ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre o aporte de R$ 68 milhões da Prefeitura de Goiânia à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Segundo a vereadora, o repasse financeiro, que visa à recomposição do capital social da Comurg, é incoerente com a intenção do Executivo de privatizar os serviços de limpeza urbana na capital.

“O prefeito quer privatizar a coleta de lixo, mas ao mesmo tempo pede R$ 68 milhões para a Comurg. Não explica de onde vem esse dinheiro, como será aplicado e nem qual a real necessidade da companhia. Isso é um esvaziamento dos serviços públicos e um desperdício de dinheiro público”, afirma Kátia Maria.

A vereadora também questiona um pregão eletrônico lançado pelo município para locação de caminhões compactadores de lixo, com motorista, por um valor estimado acima do normal. “Não há informações sobre a quantidade de caminhões que serão alocados, nem sobre as reais necessidades da Comurg. É preciso avaliar se está havendo desperdício de dinheiro público”, diz. O requerimento da vereadora Kátia Maria foi aprovado pela Comissão de Finanças da Câmara e poderá seguir para segunda votação em Plenário na próxima semana