Bares e restaurantes de Goiânia já se preparam para reforçar as equipes, de olho na temporada 2024, mas também atentos ao movimento de fim de ano, quando confraternizações e festas de Natal e Ano-Novo costumam ser boa fonte de faturamento.

É o que aponta um levantamento divulgado nesta terça-feira (14/11) elaborado da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada entre o final de outubro e o começo de novembro, mostra que 41% dos empreendedores do setor pretendem contratar funcionários até o fim de 2023. 

Outros 54% pretendem manter o quadro atual de funcionários e somente 5% indicaram que podem demitir. Os dados da Abrasel apontam que o otimismo do setor é crescente. Em 2022, apenas 29% dos empreendedores de Goiânia pretendiam contratar. 

Motivos para as contratações

Ao analisar os motivos por trás das contratações planejadas, 47% afirmam ser para dar suporte ao aumento esperado de demanda, enquanto 30% visam atender às necessidades de gestão e reorganização da empresa. Além disso, 21% planejam contratar para renovar a equipe e 9% têm planos de abrir filiais ou novas unidades.

Desempenho financeiro

A pesquisa apontou ainda que mais de um terço das empresas optou por não reajustar o cardápio. Entre aqueles que realizaram ajustes, 22% optaram por reajustes abaixo da inflação dos últimos 12 meses. Por outro lado, 37% ajustaram seus preços conforme a inflação, enquanto 8% optaram por ajustes acima da média.

“Ainda temos mais da metade das empresas operando em prejuízo ou sem obter lucro. Isso ainda é preocupante, mas sabemos que é reflexo da pandemia. O endividamento se consolida em diversas frentes, principalmente nos contratos bancários e em relação aos impostos, mas a gente vê que o setor ainda quer investir e ainda tem força”, pontua Danillo Ramos, presidente da Abrasel em Goiás.

Investimentos

Segundo Danilo, os dados apontam um número relevante de casas que pretendem investir em novas unidades e também temos casas que estão esperando o fim de ano com otimismo. “Isso mostra a força do setor”, afirma. A pesquisa da Abrasel foi realizada com 100 bares e restaurantes de Goiânia.